sábado, 29 de junho de 2013

Ai a vida, Costa!


 
Como costuma dizer um dos maiores sábios da comunidade, «isto não é matéria de opinião»...

Prosseguindo... para quem não saiba, Lisboa é a cidade mais provinciana do País.
Nos bairros mais antigos ou nas urbanizações novas, nas zonas mais prestigiadas ou nas ruas sem nome, Lisboa é um grande arraial, onde cabem as aldeias todas de Portugal.
Isto nada tem de pejorativo. É um facto. Ponto.

Ao invés, promover um «mega pic-nic» no Terreiro do Paço, muito inferior à Feira da Malveira, com Tony Carreira e tudo à mistura, é qualquer coisa que faz favor!
Preferimos, mil vezes, a música dos Santos Populares, que nos entrava ontem à noite pela varanda... e que nos ficou no ouvido.

Gal Costa - Festa do interior
http://www.youtube.com/watch?v=3u8twHoYqtE

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Está tudo controlado

 
Sabemos que somos «vigiados» e que as nossas contas (de e-mails, redes sociais, ou tweets, tal como chamadas telefónicas, de redes móveis ou fixas) são violadas a torto e a direito. Quando o próprio PR faz uma Comunicação ao País a falar de "vulnerabilidades no seu computador", estamos conversados...

 Mas é "chato" que nos apaguem posts do Mural. Para a próxima, agradecemos que «ataquem» as cobranças das Finanças ou outras contas para pagar, por ex. Quanto às contas bancárias, estamos descansados. Podem virar o computador ao contrário. Pode ser que caia alguma tecla.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Testemunho

 
Não conheci o Zé Maria Cortes. Mas a triste notícia também me impressionou...

Conheci razoavelmente a natureza ímpar da coragem, do carácter e da honra, que presidem às autênticas «irmandades» onde se fundam os grupos de forcados, porventura o último reduto lusitano de lealdade ao próximo.

Conheço bem a comunhão e o espírito com que todos se elevam na dor da perda, como se todo o seu tributo de dignidade e fé superasse a fatalidade, alcandorando o eleito à glória, que desta vez não é deste Mundo.

Conheço bem a força gigante dessa marcha. Sei bem o significado dessa grande ajuda. Para a Família, que sangra. Os amigos, que choram. O Grupo, que se forra a luto. A comunidade, que se consterna.

Também suplico ao Senhor que conforte os corações destroçados dos mais próximos do Zé Maria, e a todos ampare, com a promessa da Vida Eterna, penhor da nossa Fé.

sábado, 22 de junho de 2013

Governo-a-dias

O Governo vai 'revolucionar' a sua forma de comunicar. O gabinete do ministro Adjunto Miguel Poiares Maduro manterá todos os dias, a partir da próxima semana, encontros com a comunicação social para falar da governação. Fonte: DN
 
Diariamente.
Tal como o boletim meteorológico.
Agora vamos perceber melhor que o Governo é para todas as Estações!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Big «big brother» Brasil


Todos têm podido assistir em directo à onde de protestos que varre o Brasil. Talvez nunca tenha havida uma cobertura mediática tão profusa como esta. A pulverização das manifestações, que se alastra a centenas de focos, um pouco por cada um dos 27 Estados, deverá constituir já o maior «big brother» que Mundo viu até hoje!

 Todavia, classificar o que se passa, ou antever as consequências da revolta é praticamente impossível. Pela simples razão que este fenómeno (apesar de similitudes com outros, ocorridos recentemente noutras áreas do globo) é novo. E nem jornalistas, sociólogos ou politólogos encontraram ainda léxico que chegue para definir e explicar esta «erupção social apartidária».
 
Curioso é notar que muito parecido com a insatisfação popular brasileira foi, (à escala e salvaguardada a ordem pública), quando Portugal saiu à rua, para contestar a TSU, a 15 de Setembro passado. Também não era apenas contra a TSU, mas todo o Sistema.



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Karol Wojtyla, musical

 

O Musical (www.musicalwojtyla.net) estreou ontem em Lisboa, no Tivoli. 
Uma bela lição, a vários níveis. Recomenda-se vivamente. A todos.
Nota pessoal:
Independentemente do espectáculo, soberbo, para além da dimensão espiritual, cimeira, e da proposta de vida de Wojtyla, perene, vimos ainda ali (a jusante da consabida relação entre o Pontificado de João Paulo II e a queda do Muro) o enorme desafio que a «mensagem» transporta.
 
O capitalismo não serve de resposta. Nem pode ser o fim da História. 
 
Acontecimentos recentes, com a eleição do Papa Francisco, e os ecos mundiais que o novo ministério petrino tem tido não serão alheios ao Mundo. Que agora por toda a parte se levanta, clamando por uma nova ordem, feita de mais fraternidade, justiça e paz.
 
Afinal, o «novo paradigma» permanece no Evangelho e no humanismo cristão... caminho que Karol Wojtyla percorreu à frente, deixando muita luz na larga passagem.

 
 

terça-feira, 18 de junho de 2013

Paradigma

Olhando para o clima que envolve a Cimeira do G-8 e os tumultos que atravessam o Brasil, ocorre-nos convocar o que logo escrevemos a 13 de Março passado, quando o Papa Francisco foi eleito. Comunismo e Capitalismo falhados, talvez estejamos mais perto do tal «novo paradigma», que parecia não se vislumbrar, acrescentamos agora.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Chumbo na FENPROF

 

Realizaram-se cerca de 2/3 dos exames. Será que o Sr. Mário Nogueira vai aprender, depois do chumbo? Os professores terão queixas atendíveis. Mas colocar a FENPROF contra alunos e famílias não só abona ao Governo como prejudica as próprias razões dos docentes.
Mais:
Quando se bate nos partidos é frequente esquecer os sindicatos. Têm muito em comum. Uns e outros são necessários. Uns e outros tornaram-se em organizações que enquistam o sistema. Uns e outros não servem os fins a que se destinam. Uns e outros há muito que precisam de uma grande «limpeza».

domingo, 16 de junho de 2013

Nação atacada

 
 

Tal como a certos autarcas, patos-bravos, verdadeiros sementais a plantar mamarrachos em todo o lado e assim mostrar obra, aos quais, nada esperando de tais cabeças, apenas pedíamos que não estragassem, rogamos agora ao Governo que tente um...a "proeza", talvez proporcional às suas capacidades:
Façam o indispensável para cumprir o «Programa Excel», cuja Troika faz depender o envio das tranches, mas, pelas almas do purgatório, não arranquem os pilares da Nação. Sim, Nação que o Estado Português, esse, está praticamente todo resumido nos bonecos do «contrapoder».

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Quem não tem já pagou?


"O Governo ordenou aos serviços públicos que  não paguem subsídio de férias em junho apesar da suspensão ter sido chumbada  pelo Tribunal Constitucional e de não estar em vigor a proposta do executivo  que remete para novembro esse pagamento." 
Fonte: Sic Notícias online, 11.06.2013, 23:39
 
O Governo faz saber que desrespeita decisão do Tribunal Constitucional. Está em causa o regular funcionamento das instituições de democráticas? Não, que ideia... os cidadãos fazem saber que não observam decisões do Governo. Fica em causa a legalidade do Estado de Direito Democrático? Não, que ideia... o «estado de excepção» justifica tudo. A República Portuguesa é um espectáculo... quem não tem, já pagou?  Mas que grande argumento para a renegociação do pagamento da dívida.

sábado, 8 de junho de 2013

Alta Definição


Fora concebido. Hoje nasceu. Em alta definição (sic).
De Portugal para Belém.

Cantando e rindo


Vítor Gaspar é o máximo! Confesso que nunca imaginei que algum dia um Ministro das Finanças fosse capaz de dizer o que disse no Parlamento, com toda a naturalidade, convencido que o exercício do cargo passa é isso mesmo: estagiar no Governo, experimentar, e aprender com os erros sobre as contas do País. Criticar? Qual quê? Nem pensar. Força, Senhor Ministro!

E o Senhor Provedor de Justiça, a propósito da bela entrevista que deu à Antena 1? Categoria!
Enfim.. as instituições democráticas estão fortes, funcionam regularmente e o regime recomenda-se.
Isto está lindo...

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Coitado do FMI


http://online.wsj.com/article/SB10001424127887324299104578527202781667088.html?mod=WSJEurope_hpp_LEFTTopStories

Salvaguardadas as devidas diferenças, esta do FMI reconhecer erros no Plano da Grécia faz lembrar a indústria farmacêutica.
 
Pegam em ratinhos de laboratório e vão-lhes fazendo experiências com esta e aquela substância. É preciso que morram muitas cobaias e que as fórmulas sejam reformuladas muitas vezes até que a comunidade científica diga que o remédio está pronto para ser testado em humanos.Então, as doses são ministradas via de regra a doentes terminais, pois morrer do mal ou da cura vai dar ao mesmo.
 
Voltando à Europa, aos PIGS e aos planos de assistência do FMI, o que estamos a assistir é a experimentalismo social e económico puro, cujo paralelo, para o encontrarmos, talvez tenhamos que remontar aos regimes nacional-socialistas que emergiram no Velho Continente nas décadas de 20 e 30 do Século XX. Com a diferença dos resultados terem sido melhores nalguns aspectos. Pelo menos cada Estado decidia por si próprio e os «bois» tinham nome.
 
Fascismo era fascismo, nacionalismo era nacionalismo, ordem era ordem, e por aí fora. Deu mau resultado? Pois deu. Mas na viragem do pós-II Guerra a Europa Ocidental soube o que fazer. E agora não sabe, ninguém sabe, no meio de tanta bagunça e da «Babel» chamada União Europeia, «sem rei nem roque»...