sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Já temos Governo

Pode ser que me engane mas a percepção que tenho é esta:

O País indignou-se com o "trinta por uma linha" que António Costa fez para chegar a Primeiro-Ministro.

Hoje, passados 53 dias sobre as eleições, os portugueses como que respiram de alívio quando dizem "já temos Governo".

Por outro lado, ao fim de semanas em que a política voltou a ter o primeiro lugar nas conversas, grande parte das pessoas fartou-se e já não quer saber de nada disto.

E é neste mar de contradições que de novo nasce um fado

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Sair disto - um grande movimento cívico


O maior problema da política em Portugal é o do exemplo cívico. O segundo maior problema é o da liderança. O terceiro maior problema é o do sentido de serviço. Sem isso não há comunidade local, regional ou nacional que resista.
 
Anos e anos promover a mediocridade, em vez do exemplo cívico. Anos e anos a promover o caciquismo, em vez da liderança. Anos e anos a promover o chico-espertismo, em vez do sentido de serviço... tudo isso deu nisto.
 
E isto, como toda a gente sabe, foi... gangrenando, desde as autarquias até ao topo do Estado.
 
Nem tudo é mau, claro que não. Há muita gente válida, claro que há. Fazem-se muitas coisas bem feitas, claro que sim.
 
Mas ao ponto a que o País chegou, isso, só por si, já não chega para inverter a tendência de "nivelar por baixo". Urge que se forme um grande movimento cívico.
 
Urge convocar em Portugal os bons exemplos. Urge convocar em Portugal os melhores de cada comunidade. Urge convocar em Portugal quem melhor saiba interpretar e possa exercer o serviço da causa pública.
 
Urge, também, transmitir isto aos mais novos. E que as novas gerações aceitem esta missão, tomando nas suas mãos o ideal de construir um País novo.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

O sistema bateu no fundo

As forças de esquerda acham que derrubaram o XX Governo Constitucional. Discordo.
 
O que aconteceu hoje no Parlamento foi a estocada final na III República. O Sistema bateu no fundo esta tarde.
 
De agora em diante, a questão já não passa por estes Partidos nem por estas Instituições. Passa por uma cultura política nova, em que tudo deverá ser revisto.
 
A questão agora é muito mais funda:
A regeneração da Democracia, a clarificação do Regime e a refundacao do Sistema.
 
Vivemos tempos muito preocupantes. Vivemos tempos muito desafiantes.
 
Vivemos tempos que convocam os portugueses para o exercício dos seus deveres cívicos, talvez como nunca, desde o 25 de Abril de 1974.

domingo, 8 de novembro de 2015

Governo de Costa


A sério: caso a opção do PR seja indigitar António Costa, faz sentido que Cavaco Silva ponha como condição a entrada do BE e do PCP no Governo. Já que Costa, dizem, inovou o sistema e descobriu um novo paradigma, é justo que o líder do PS beba esse cálice até ao fim. O Povo trata do resto.

sábado, 7 de novembro de 2015

A Venezolana de Television?

De permeio entre a cobertura da Comissão Nacional do PS, a SIC/N dá um salto a Vila Real e segue-se comentário. Bernardo Ferrão diz que as intervenções de José Sócrates não fazem sentido.
Mas então, por que razão é que a Estação de Carnaxide faz a cobertura em directo dessas conferências? E ainda se diz que a Estação do Dr. Balsemão é mais de centro/direita... o que não seria se fosse mais de centro/esquerda... a Venezolana de Television, não? Será quem faz uma observação destas pode ser acusado de "radical"? Pois...

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Quem defende Portugal?

Quem defende o espaço sociológico denominado de centro/direita? Quem? Quem defende a social-democracia e a democracia-cristã? Quem? Quem defende as regras democráticas e a ética na política?Quem? Quem defende a emancipação das pessoas, das famílias e das organizações da sociedade civil perante o Estado? Quem? Quem defende a iniciativa privada, o investimento, a produtividade e a mais justa repartição da riqueza? Quem? Quem defende os compromissos externos do Estado Português? Quem? Quem defende a lusofonia? Quem? Quem defende a liberdade? Quem? Quem defende a segurança? Quem?
 
Quem defende Portugal? Quem?