quarta-feira, 18 de junho de 2014

O Customer Care da SATA


17.06.2014 Voo SATA Flores/Ponta Delgada/Lisboa (SP 543 e S4 128)

- Flores/Ponta Delgada às 15:40 (no aeroporto das Flores às 14:40)
- Escala na Terceira de 30 minutos (ninguém avisara no check-in)
- Ponta Delgada- Lisboa às 21:05
...
- Às 19:39 recebemos sms que dizia, "A SATA informa que o voo S4 128 PDL-LIS dia 17JUN2014 foi alterado para as 22:40. A SATA deseja-lhe uma boa viagem".

- Passada 1 hora, no monitor das Partidas podia ler-se "atrasado. Partida às 23:00"

- Voo acaba por sair para Lisboa por volta das 24:00, operado pela WHITE

- No embarque, pedem quem tem crianças e a pessoas com necessidades especiais para embarcarem primeiro. Digo que tenho uma necessidade especial, "a falta de paciência. Que é uma vergonha e que ao menos alguém devia pedir desculpa, no mínimo!"

- Com a diferença horária (+ 1 hora), a chegada a Lisboa acaba por acontecer em cima das 03:00... 12 horas para chegar a Lisboa (e com o bom tempo a ajudar).

- Telefone ligado às 02:55 uma mensagem escrita da SATA que diz, " Pedimos desculpa pelo atraso verificado á partida do nosso voo S4 128 do dia de hoje. Lamentamos todos os transtornos causados. Atentamente Customer Care SATA".

E assim ficamos... um bálsamo de mensagem!

Para quem não saiba, que fique sabendo:

- A SATA Air Açores (inter-ilhas) presta um (bom) serviço social. Funciona. Justifica-se que o Estado comparticipe os seus custos;

- A SATA Internacional é, de facto, uma low cost que trata os passageiros a seu bel-prazer e cobra tarifas "normais", sendo, ainda por cima, subsidiada pelo erário público;

- Como se isso não bastasse, tem o monopólio da Rota Açores e não quer abdicar dele. Na Madeira, o espaço aéreo há muito que está aberto, rota em que a própria SATA opera, em concorrência, praticando, pois, outras práticas e tarifas;

- Como é bom de ver, a SATA Internacional, uma criação boa na sua origem, tornou-se num apeadeiro de muita clientela políticas do poderzinho autonómico;

- Quem escreve estas linhas conhece a realidade como as palmas das mãos e já viajava na SATA ainda a maior parte andava de calções, nunca vira um avião, ou nem sequer tinha nascido;

- A Oposição nos Açores prefere discutir temas como "a evolução do batráquio na frigideira" em vez de assuntos realmente importantes, que afectam as pessoas todos os dias. Merece ser Oposição e merece o Governo que tem, que exerce a tutela da Companhia;

- Os passageiros é que não merecem. Nem uns nem outros.