A Presidenta da República Federativa do Brasil chega hoje a Portugal.
Desde que tomou posse, depois de uma viagem à vizinha Argentina e antes da visita à China, Dilma faz de Portugal a sua primeira visita a um país da Europa. Lula da Silva veio antes, para receber o título de Doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra, cerimónia que contará com a presença da sua antecessora no Palácio do Planalto. Isto, é o que "rezam as crónicas"...
Mas num momento de grande instabilidade político-social, cá dentro como na Europa, a visita de Dilma e Lula a Portugal será mesmo assim tão "protocolar", pura coincidência de calendário?
As agências que andam todos os dias a baixar o rating da República Portuguesa deviam saber uma coisa:
Há "activos" que não vêm "nos livros". Este é um deles. Quanto vale o significado desta visita? É inestimável, não tem preço.
Podemos estar à beira da falência, é certo. Mas, nem assim, poderá alguém dizer-nos que não somos "viáveis". Há uma coisa que os nossos parceiros europeus do "directório" parecem não perceber:
A periferia portuguesa, neste mundo cada vez mais global, cada vez mais é centralidade. Ou não fossemos capazes de ter visitas de luxo, quando ao mesmo tempo temos a sensação que outros, menos abonados, nos viram as costas.
PS:
Para desanuviar