sexta-feira, 31 de maio de 2013

Calado e quieto

Desde sempre empenhado na defesa da causa pública e após muitos anos a encarar Portugal como o Estado que deveria ser, forçoso é concluir que o modo e as motivações desse suposto préstimo estavam erradas.

Afinal, as instituições estão muito bem entregues e a «res publica» muito bem guardada. Começando pelo cume, nos órgãos de soberania, passando, montanha abaixo, pelas vertentes da administração pública, e terminando, no sopé, pelas autarquias locais, assim como miríades de instituições que gravitam em torno do poder de receber receitas de mão-beijada.

Depois, e transpondo a coisa para o plano da cidadania, a vida ensina que, tal como na política, acautelado é fazer de morto. Convicção? Opinião? Intervenção? Que estupidez... nem pensar! Há quem faça isso por nós, e ainda receba soldo. Os partidos têm fiéis intérpretes que nos garantem a melhor articulação entre os projectos de sociedade que se nos oferecem e a respectiva prossecução, por via d...a governança e da lei.

Por fim, algo que não é de somenos:
Portugal é um «T1», o que pode ou não ser uma vantagem. Conhecemo-nos todos. Pelo nome, pelo apelido, pela prima, pelo tio, pelo amigo, pelo colega, enfim... por uma vizinhança qualquer. Vai daí, sabemos que nunca sabemos quando é que estamos a ofender alguém «bem posicionado», paternalista, que por nos querer bem, ao mais leve dos gestos logo nos sussurra que o melhor é estarmos quietos e calados, pois «tudo se resolve» e não vale a pena «complicar as coisas».

Entre «isto» e o Estado Novo qualquer semelhança é mera coincidência. Deve ser. Com a diferença que no «Estado Novo» eram menos aqueles que corriam o risco de tratar por «tu» alguém «bem posicionado». E não havia Facebook...

domingo, 26 de maio de 2013

Fórmula SLB

 
A conquista da Taça de Portugal assinalaria uma época sem grandes êxitos desportivos mas de grande comunhão entre os dirigentes, a equipa e os adeptos. A derrota esta tarde no Jamor transformou a moral em pesadelo.

Agora, sem vitórias e sem moral, (para mais quando, como se viu, as primeiras dependem em larga escala ...da segunda), é imperativo fazer uma reflexão.

Não pode ter sido apenas «azar» ou «má sorte», três vezes seguidas. Três vezes seguidas. Não pode!

Para além da imoralidade das quantias auferidas (por causa, alegadamente, da responsabilidade inerente à função profissional), o certo é que o SLB falhou.

Quem falhou?
Os sócios e adeptos? Não.
Os dirigentes? Em parte.
Os jogadores? Em parte.
O treinador? Na maior parte.

É tempo de saber tirar lições destas três derrotas seguidas neste trino de finais.

A primeira, a mais evidente, salta à vista, e ficou hoje confirmada.

50% da «fórmula» dos campeões depende da força moral.

Jorge Jesus, pode ser um excelente treinador e levar longe as equipas que orienta.

Mas isso não basta. Falta-lhe metade da «fórmula».

Quererá o Benfica partir para a nova época com um treinador de joelhos?

sábado, 18 de maio de 2013

Lei da co-adopção, só uma pergunta...

Ontem, o projecto de lei do PS, conhecido por Lei da co-adopção, ou seja, a possibilidade de co-adopção por casais ou unidos de facto do mesmo sexo, foi aprovado na generalidade no Parlamento, com 99 votos a favor, 94 contra e nove abstenções.
 
Votaram a favor as bancadas do BE, PCP, PEV, a maioria dos deputados do PS e 16 deputados do PSD. Abstiveram-se três deputados do PS, três do PSD e três do CDS.
 
Votaram 202 dos 230 deputados, vários abandonaram o hemiciclo antes do início da votação.

Só uma pergunta:

Considerando que Pedro Passos Coelho é deputado, (embora com o mandato suspenso, uma vez que foi chamado a chefiar o Governo), caso o actual Primeiro-Ministro e Presidente do PSD estivesse a exercer o mandato (eleito pelo círculo de Vila Real), qual teria sido o sentido do seu voto? A favor da Lei? Contra? Abstinha-se? Abandonava a sala?

Achamos pertinente que a pergunta lhe seja colocada, não se lhe admitindo evasiva resposta, para que todos fiquem esclarecidos.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Minoria para governar


Depois desta última declaração, "politicamente incompatível... uma só palavra" (sic), resta a Paulo Portas a saída do CDS/PP do Governo, mantendo-se a Coligação no quadro parlamentar. A bancada centrista passaria a suportar o Executivo, em nome da estabilidade, agora negociando avulso as medidas e diplomas mais sensíveis. Resta saber se Portas será consequente. E se Passos Coelho aguenta o balanço.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A chama do Benfica e a esperança de Portugal

 
SL Benfica...
É natural. humano. É compreensível. É inteiramente justificada, a tristeza que nos invade. As expectativas eram as mais altas desde há muito. Desfizeram-se num ápice, esfaqueadas por dois golpes que amargam, pelo sabor da injustiça. De permeio, coisas muito positivas. As maiores, talvez, a restauração de uma equipa de primeira linha, o resgate da dignidade desportiva e, sobretudo, um... sentido de união, comunhão e partilha entre os adeptos e a equipa, como há muito não se via. Mas nada disso serve esta noite de consolo. A honra não chega. A glória é feita de resultados em forma de números. Não dramatizemos. O mundo não acaba aqui. Quem hoje chora, amanhã verá. Tomara que a «chama» do Benfica fosse a esperança de Portugal! Não é. Isso é que é dramático.

domingo, 12 de maio de 2013

Tudo calmo...


A propósito de uma "notícia" desta tarde, do Expresso: em Fevereiro passado, o Papa Bento XVI resignou. Não houve alguém que o tenha censurado por isso. Ao invés, de toda a parte recebeu um coro de manifestações. De enorme respeito e estima. Pela sua humildade. Pela lucidez corajosa da decisão. Pela grandeza que demonstrou. Pelo modo natural e simples, próprio dos Homens sábios, com que abriu a Igreja a um novo Pontificado... por cá, a Presidência da República e o Governo sublinharam estas notas. Passos Coelho pôs o PSD "de prevenção"? Qual é o drama?

Atitude

Saber perder e saber ganhar têm a mesma importância. No futebol, como no desporto em geral. Requer elevação. Revela o jaez de atletas, dirigentes e adeptos. Este simpatizante do SL Benfica regista as declarações que o Presidente do FC Porto fez no fim do jogo, ao formular votos para que a equipa portuguesa traga a Taça UEFA para Portugal na Quarta-feira. Por ter sido dito no rescaldo de uma partida decisiva, não há "processos de intenção" possíveis. O que conta é que foi dito. Já sobre o facto do Presidente do SLB ter assistido ao jogo no balneário... quem sabe se o que faz a diferença entre os rivais, para além de um rasgo de genialidade dos jogadores de um ou outro lado, não é mesmo a atitude do colectivo, a começar pelos principais responsáveis? Parabéns ao FCP. Caso confirmem a conquista do Campeonato, que para o ano tragam a Taça da Champions League para a Invicta.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

06 de Maio - doutrina para refundar


Talvez os fundadores apreciassem este artigo, recomendando leitura ao "povo laranja"...
http://o-povo.blogspot.pt/2013/05/social-democracia-felicidade-e.html#links

sábado, 4 de maio de 2013

Dá-lhe Falâncio!

 
O Primeiro-Ministro apresentou hoje às 20H00 as novas medidas para cortar na despesa, e o Governo assim suprir o impacto financeiro e orçamental causado pela decisão do Tribunal Constitucional.

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, líder do partido parceiro da Coligação, esperou a comunicação de Passos Coelho e acaba de fazer saber que, também ele, fará uma declaração ao País sobre a mesma matéria, no próximo Domingo.

Se já não é inédito Paulo Portas falar depois de Passos Coelho, será pelo menos "patusco" que após o Chefe do Executivo ter vindo dizer, "é isto ou um 2º resgate", um Ministro, qualquer que seja, tenha algo de relevante a acrescentar.
...
- Será para corroborar o que disse o PM? Mas isso não está adquirido?
- Será para contrariar o PM? Mas isso não se faz sob reserva ou nas reuniões do Conselho de Ministros?
- Será para anunciar que vai ouvir os órgãos competentes do CDS/PP? Mas os órgãos do CDS não estiveram já reunidos depois do chumbo do TC?

Seja como for, o certo é que, no Domingo, Paulo Portas vai ter Portugal inteiro a ouvi-lo e, ao menos no share, vai bater o líder do PSD. Cuidado...

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sem rei nem roque

 
Sobre o Conselho de Ministros desta manhã:
 
Não é Marques Guedes, o «comunicador», que está em causa. É o confuso «comunicado».
Não se percebe.
Parece que o Governo decidiu que vai decidir, embora sem saber bem quando e como.
O Governo está em paralisia. O sistema político está em anemia.
É assustador.
Mais assustador se torna, quando não vemos emergir do "arco da governação" alguém que possa "dar governo" a Portugal. Um líder, um rumo, um plano, um calendário, e uma equipa.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º de Maio

O papa Francisco condenou hoje as situações de "trabalho escravo" no mundo, referindo-se nomeadamente às condições das vítimas do desabamento de um prédio no Bangladesh onde funcionavam fábricas têxteis.
"Um título que me surpreendeu no dia da tragédia do Bangladesh foi 'Vivia com 38 euros por mês'. Esta era a forma como eram pagas as pessoas que morreram. Isto é chamado trabalho escravo", declarou o papa durante a homilía que assinalou no Vaticano o 1º de Maio.
"Hoje, no mundo, esta escravidão está a ser dirigida contra algo bonito que Deus nos deu: a capacidade de criar, de trabalhar, de ter dignidade. Quantos irmãos e irmãs se encontram nesta situação", disse Francisco na sua homilía.
Referindo-se ao desemprego, o papa lembrou que há muitas pessoas que querem trabalhar mas não podem, considerando que uma sociedade em que "não é dada a todos a possibilidade" de ter um emprego não é uma sociedade justa. Fonte: Expresso, 01.05.2013
 
Para quem quiser aprofundar o tema da posição da Igreja Católica relativamente ao Trabalho, oportuno será revisitar a Encíclica «Laborem Exercens» de João Paulo II, no 90º aniversário da «Rerum Novarum». Aqui: