sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Porta Grande


No Domingo passado, dia 25,  Barcelona assistiu na sua Monumental, entre manifestações contrárias do lado de fora, à última tourada na Catalunha. O certo é que os toureiros saíram gloriosos pela porta grande, ouvindo-se Liberdade, liberdade.   


Na Segunda-feira, dia 26, o Primeiro-Ministro de Espanha, José Luis Zapatero, anunciou a sua saída, com a dissolução do Parlamento e a marcação de legislativas antecipadas para 20 de Novembro, agora numa fase em que Espanha está mais estável, pois, segundo confessou, em Agosto esteve à beira do pedido de resgate financeiro.

Qual a relação entre uma e outra notícia?
Aparentemente, nenhuma.

Mas dá que pensar...

De um lado, temos o governante que mais longe levou as "causas fracturantes" em Espanha sair do modo como sai, parecendo remotas as chances do PSOE tornar ao poder, nas eleições de Novembro próximo. Do outro, os toureiros de Barcelona, vencidos mas não derrotados, saem em ombros e com muita afición.  

Mais: na Comunidade Autónoma de Madrid, presidida por Esperanza Aguirre, do PP, a "fiesta de los toros" continua, fazem gala em afirmar, considerando mesmo a tradição um "bem de interesse cultural". E não se configura que isso possa prejudicar o score dos populares nas "gerais" de Novembro, a avaliar pelas sondagens.