sexta-feira, 18 de junho de 2010

Presidenciais - onda cresce



Muito curioso tem sido observar as sintomáticas reacções de destacadas figuras, sobre uma eventual candidatura presidencial de centro-direita, alternativa à do PR em exercício.
"Não passa de espuma", dizem uns, que se espumam. "Não há espaço", reforçam outros, sentindo estorvo. "Mas isso obrigará uma 2ª volta", decretam timoratos. "Cavaco é o nosso candidato natural!", bradam terceiros, em aflição.

Pois bem:

A onda, quanto maior, mais espuma faz. O espaço, só não existe para quem não o quer assumir, erguendo-se de turvas calmarias. O receio da 2ª volta, apenas interessa a quem deseja que o País não saiba a inconveniência da verdade na 1ª. E o beija-mão dos aflitos, confirma a massa política de que são feitos.

O que é facto é que a onda cresce, ganha espaço e vai chegar à praia.

Num dos posts anteriores dissemos que "a marcha" era "irreversível". Adiantamos agora que o alcance de uma candidatura alternativa ultrapassa em muito o acto eleitoral. Rasgará novos horizontes no espectro político-programático português. A procissão ainda vai no adro... mas vai sair. 

É bom que saia antes do pico do Verão. Tratando-se de mais que uma candidatura de centro-direita, parece correcto que se dê margem ao Prof. Cavaco Silva para pensar. Sobretudo, depois do Presidente em funções ter vindo dizer que a situação "é insustentável". Talvez seja... 
Quem sabe se centenas de milhares de portugueses não pensarão o mesmo... logo acrescentando,  "insustentável, a começar pela reeleição do actual Chefe do Estado."