quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Quanto mais longe dos mercados, melhor!

Segundo o Diário Económico, "O Governo está a preparar o regresso aos mercados de dívida de médio e longo prazo mais cedo do que o previsto. Após o sucesso do de ontem do leilão de Bilhetes do Tesouro (BT), e com a recuperação dos mercados de dívida na periferia da zona euro nos últimos meses, o Estado está a preparar uma emissão sindicada de Obrigações do Tesouro (OT) a cinco anos, que poderá decorrer já nos próximos dias...".

Adianta o DE que, "Pedro Passos Coelho e Vítor Gaspar ainda não tomaram a decisão final, dependente do ‘road-show' que o Governo está a realizar esta semana nos EUA, da reunião do Eurogrupo da próxima segunda-feira e da execução orçamental de 2012, que será conhecida no dia 23. Mas o Governo já terá decidido regressar aos mercados antes do dia 25 de Fevereiro, data de início da sétima avaliação da ‘troika', a decisiva, com uma emissão de valor, ainda, indeterminado...".
 
A confirmar-se, é uma boa notícia, sem dúvida.
 
Resta saber qual a estratégia portuguesa para colocar dívida no mercado, de modo a impulsionar o crescimento económico, por um lado, e que o Governo não venha a inebriar-se de tal modo a contrair dívida que faça o País entrar novamente em default, por outro.
 
Regressar aos mercados é um meio, nunca um fim em si mesmo.
 
A grande questão é produzir, crescer, criar emprego, baixar a carga fiscal e adoptar um modelo que nos permita sermos o mais auto-suficientes possível. É que quanto mais longe dos mercados, melhor!