sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Outra vez a SATA - que sina!



Linha 707 227 282 (SATA Imagine)
Dia 29/08/2014
Horas, literalmente, a ouvir uma gravação com dizeres e intermezzos de moer a paciência a um cristão, à espera do "privilégio" de chegar à fala com alma viva da Companhia.
Depois, os pequenos que atendem, coitados. Para quem tem 40 anos de história com a SATA (a maior parte dos supervisors e daí para cima ainda não sabiam o que era um Gate) é de desejar que juntem a tralha e vão operar para a Malásia ou assim.
Enfim... qualquer dia vou ter de fazer uma "guerra". À moda velha. De cegar e fazer alguém espumar. No fim, aparece tudo mais panos quentes. Foi toda a vida assim... que sina!
 
P.S. I
Para verem como a SATA funciona:
Farto de esperar pelo dito Call Center para alterar uma reserva, falei com uma agência de viagens, que não só encontrou data mais favorável, que a SATA negara, como resolveu o assunto num ápice. De seguida, como era meu dever, liguei à SATA, a informar, por um lado, e a pedir para verificarem a nova data "no sistema", por outro (é preciso explicar tu à própria SATA, devagar e muito bem explicadinho). Ficou apenas outra questão pendente, também ela resolvida pelo atalho de um balcão da Companhia, numa das ilhas mais remotas. Dizem eles que as conversas são gravadas... eram 15:59H p.m. de hoje, dia 29/08. Tenho o registo da chamada no telefone...
 
Caro passageiro,
A SATA informa que deverá efectuar o pagamento da sua reserva através do multibanco ou serviço de home banking do seu banco até 29 Ago 2014 19:09.
Obrigado.


Código reserva: 2L3E6L
Data limite pagamento: 29 Ago 2014 19:09

MB
Entidade 11758
Referência 017 448 365
Montante 301,74 € 
 
P.S. II
Importa distinguir:
A SATA Air Açores (inter-ilhas), a SATA Internacional (no post refiro-me a esta) e a função social que a SATA cumpre, independentemente da escala económica das rotas, que assegura que nenhuma ilha seja excluída de transportes aéreos. Sobretudo quando é o único meio de transporte.
 
Faz sentido, pois, que o Estado comparticipe a SATA Air Açores e que exista, para o efeito, uma Companhia sedeada no Arquipélago. Já não faz sentido nenhum que o Estado atribua o monopólio à SATA Internacional (e à TAP, em code share) das ligações entre a Região e o Continente.
 
Estou entre aqueles que há muito defendem a abertura da "rota Açores" às Companhias que estejam interessadas. Isso só ainda não aconteceu por causa da "clientela" que a SATA alberga e de um centralismo bacoco, de segunda categoria, exercido pelos poderes regionais, como todos sabem.
 
A Autonomia Regional está corrompida. Não serve os fins originários a que se destina. Inventam-se necessidades para requerer meios e assim justificar um sistema que, leiam bem, só encontra paralelo na ex-URSS. E nisso, tal como ao nível da República, PSD e PS tem sido a cara e a coroa da mesma moeda.