sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Who Framed Roger Rabbit

 

Não. Convocar este vídeo, com poucos dias, não se destina à crítica que seria fácil.

O cargo de Primeiro-Ministro é de uma exigência olímpica. Podem alguns dizer o que quiserem. Não sabem do que falam. O PM, de longe, é o servo dos servos da causa pública. Aquele a quem todos exigem tudo, todos os dias, a toda a hora.

Agora, um PM que se fie apenas na informação que lhe é dada incorre no risco de se atrasar aos factos ou, inclusive, de ser iludido pelos "papéis". Tudo passa pela fidelidade da informação e, depois, pela condução política do assunto. O mais do tempo, o PM passa-o a gerir informação.

Ora, considerando a sobrecarga da agenda, que obriga a uma roda-viva de deslocações, por um lado, a par de uma pressão mediática, cada vez mais voraz, por outro, sobra curtíssimo, quase contado ao minuto, o tempo de ponderar. Quando no fio da navalha, como neste caso, avisado é não ceder à avidez do enxame que interpela. Mas não chega. Também é preciso desconfiar.

Aqui entramos no campo dos sentidos. Aquilo a que costuma chamar-se faro. A percepção que há algo que "não bate certo". Por isso, o PM faz bem em ter presente o "Who Framed Roger Rabbit". Passos sabia. Devia. Só podia.

Primeiro-ministro diz que Estado e contribuintes não suportarão perdas de maus negócios privados

2014-07-11

http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---politica/passos-coelho-bes-contribuintes-tvi24/1564028-5796.HTML