domingo, 18 de janeiro de 2015

Base das Lajes - just a Gas Station?

Sobre Base das Lajes, é penoso ver o Governo Regional de cócoras e ver Governo da República a "bater válvulas". A solução, claro, não é "pedir", mais uma vez, aos EUA "o favor" de adiarem a saída, prolongando um assistencialismo, por comiseração, que é uma vergonha para Portugal.
 
Há quantos anos sabem as autoridades portuguesas que é intenção dos EUA reduzir a Base a uma "Gas Station"?
Há quantos anos mantêm as autoridades portuguesas encontros regulares com os EUA, no âmbito do Acordo Bilateral?
Há quantos é sabido pelas autoridades portuguesas que urge requalificar aquela infraestrutura e as suas valências?
 
Como é que é possível não existir um Plano de Contingência, para esta fase transitória?
Como é que é possível não existir um Plano Estratégico, para a fase pós militar americana?
Como é que é possível não haver uma ideia sobre a reconversão da Base?
 
Nem uma ideia sobre o papel dos Açores no novo quadro geoestratégico do Atlântico Norte?
Nem uma ideia sobre o posicionamento de Portugal nas relações entre Estados Aliados sobre o uso da fronteira transatlântica?
 
O Governo da "diplomacia económica", cujo Presidente da República até foi ao Dubai, vender "sol, aviões e mulheres bonitas", nunca se lembrou que, antes disso, tinha ali uma Base para concessionar, formosa e segura, bem no meio do mar.
 
P.S.
Sem descurar nunca a presença de uma valência militar pela parte do Estado Português, (não só para fins de defesa e segurança, mas também para acções de ajuda humanitária e colaboração com os países aliados em casos de outras diversas emergências), a solução para a Base com que mais simpatizo, à partida, é transformar aquele espaço num cluster aberto à ciência, à tecnologia, à investigação e ao conhecimento, atraindo à Ilha Terceira nichos empresariais qualificados. O exemplo que é costume usar-se por referência é o de Silicon Valley. Todavia, creio, importará acrescentar a esta orientação, pelo menos, mais dois vectores: cultura e ambiente. Por isso, não tendo os órgãos de governo próprio da Região atribuições de soberania, todavia, está "na cara" a "soberana oportunidade" de reclamar para os Açores a transferência da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Dir-se-ia que é simbólico... pois. Mas para começar são necessários actos de grande significado.