quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Estado fandango

"...Continuam a monte os dois reclusos brasileiros que esta tarde fugiram de uma carrinha celular, quando iam ser levados para interrogatório no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), em Lisboa.
Os dois homens surpreenderam os guardas prisionais na altura em que a porta da viatura foi aberta. “Quando foi aberta a porta, um dos reclusos já não tinha as algemas e dá um salto e sai da carrinha. O outro, que continuava com as algemas, também o seguiu”, explicou à Renascença Rui Sá Gomes...".
Fonte: Rádio Renascença, 18-01-2011, 20:10

Entretanto, ouvimos o Senhor Director-Geral dos Serviços Prisionais dizer - impávido, sereno e a gracejar - que tinha, ele próprio, feito o teste algemas e que conseguira livrar-se delas, apesar de não ser bandido. É de pasmar! Aconteceu o que aconteceu e a consequência será determinar que se estude e analise o processo de concepção e fabrico do "equipamento"... será preciso abrir uma comissão de inquérito? E será que o Senhor Director-Geral não se sente nem um bocadinho responsável?
Qual quê! Os detidos andam a monte, como a monte andam os Serviços Prisionais!

"Vamos continuar com a greve que temos vindo a manter há mais de um mês e vamos agravar essas formas de luta com um pré-aviso de greve a todo o trabalho a desenvolver também durante a hora de almoço, com o cumprimento escrupuloso de todos os regimes de descanso e folgas previstos nos regulamentos da Polícia Judiciária, que ninguém cumpre", explicou o presidente da estrutura sindical.
Carlos Garcia falava com os jornalistas durante uma concentração, antecedida de um plenário, em frente ao Ministério da Justiça, em defesa do reconhecimento da carreira da classe, entre outras reivindicações.
De acordo com o presidente da ASFIC/PJ, as formas de contestação vão incluir também o "o pedido do adiantamento das ajudas de custo sempre que as diligências sejam realizadas fora da comarca" onde os investigadores criminais estão sediados.
Fonte: Correio da Manhã, 18 Janeiro 2011

Está certo... pois se os Senhores Magistrados do Ministério Público não deixam ninguém lhes tocar nessa vaca sagrada que é o seu Estatuto, então os agentes da PJ não hão-de poder reivindicar o direito ao descanso e que o Estado lhes adiante as ajudas de custo para as diligências fora das respectivas comarcas? Quer dizer, ou haja moralidade ou comam todos.
"...Cavaco Silva vence as eleições presidenciais à primeira volta, deixando Manuel Alegre com apenas 15% dos votos e tecnicamente empatado com Fernando Nobre...".
Fonte: Diário Económico, 19/01/11, 00:05

Cavaco já ganhou? A ver vamos... sobretudo se consegue ganhar à abstenção. Agora, há uma coisa que os apoiantes de Cavaco Silva não estão a ver bem. É que, com o PR reconduzido a Belém, e não obstante a ruptura definitiva com Sócrates, talvez seja, por isso mesmo, mais difícil o PM "entregar os pontos", abrindo caminho para a condução de Passos Coelho a São Bento. Cinco anos depois, parte da história repete-se. Só que desta vez ao contrário. Se em 2005 foi importante para Cavaco que a Coligação PSD+PP tenha sido arredada do Governo, dando lugar ao PS com maioria absoluta, desta feita, quem sabe se uma maioria de Cavaco à 1ª volta  não ajudará Sócrates a manter-se? Com Manuel Alegre em Belém é que as legislativas antecipadas estavam certinhas e era canja. Já com o Presidente estribado no PSD e no PP a história pode ser outra. É a vida... no reino da Marktest.