domingo, 2 de janeiro de 2011

Sorte Grande

Para quê mais estudos e discussões estéreis?
Entendamo-nos:
- O primeiro activo nacional é a Língua;
- O segundo é o mar e a nossa posição geoestratégica;
- O terceiro é a identidade nacional e vocação universalista do povo português.

Amanhã, a Presidente Dilma Rousseff, (logo na manhã do primeiro dia de exercício do cargo em que foi investida), vai receber o Primeiro-Ministro de Portugal. 
É claro que temos tanto ou mais interesse nesse encontro do que o Brasil. Mas não deixa de ser muito, muito significativo que a um dos países integrados na lista dos PIGS, Brasília atribua precedência, na ordem das recepções da Presidente acabada de tomar posse. Um país dos BRIC´s e do G20, segunda maior potência americana, elege Portugal como parceiro natural, especialmente numa hora em que os media do mundo centram a sua atenção nos primeiros gestos públicos da sucessora de Lula da Silva. Tem muito que se lhe diga...
Bem protesta o Dr. Mário Soares, quando se insurge contra a ideia, tantas vezes propagada, que Portugal é um País "pequeno, periférico e pobre". Na verdade, não somos nada disso... ou, se assim estamos, o potencial do nosso desígnio nada tem que ver com isso!

A propósito, talvez seja tempo de irmos pensando a sério num aprofundamento da missão CPLP, a qual, em última análise, passará pela constituição de um espaço político-económico, cujo paralelo mais ilustrativo será o da Commonwealth, sendo que nenhum outro país da União Europeia localizado no velho continente pode almejar a tanto.
Sorte Grande.
http://www.youtube.com/watch?v=jR1jgpwjGuE