sábado, 21 de maio de 2011

Ganhou Paulo Portas

O mais aguardado dos debates, esta noite na RTP, foi um mau debate, o que não agura nada de bom para o dia seguinte às eleições de 05 de Junho. Foi tudo demasiado baixo e redondo, à volta de recriminações e generalidades sobre números, evasivas e conceitos a propósito do «Estado-social».

Mais parecia uma reunião de Comissão Parlamentar, em que cada um explana como consubstanciar a hermética sobre a vacuidade. Não brotou dali autenticidade nem rasgo ou sequer empatia. Nem uma única ideia nova sobre o rumo a dar a Portugal. Sobre como produzir, crescer e competir, zero. Para além de truques e azedumes, entre um José Sócrates cansado e um Passos Coelho esforçado, resultou pouco, muito pouco... não é, pois, de admirar se continuarem a existir muitos eleitores indecisos. 

Quanto ao "pugilato" propriamente dito, como as expectativas sobre o desempenho de Pedro Passos Coelho estavam baixas, não tendo Sócrates vencido,  o empate acaba por servir melhor ao candidato do PSD. Um pouco à semelhança de um jogo da Taça, quando o menos favorito alcança um «0-0» em casa de um grande. Resultado - quem ganhou foi Paulo Portas.