segunda-feira, 16 de maio de 2011

O cubo mágico


Os comentários de Marcelo Rebelo de Sousa no «Jornal das 8», que a TVI repete mais tarde, na TVI24, estão imperdíveis. O Professor é imbatível. Faz lembrar o jogo do «cubo mágico». Aqui, Júlio Magalhães desmonta o cubo, a cores e ao vivo, concede uns escassos minutos ao convidado, e este, num ápice, enquanto apresenta livros, apela a iniciativas de solidariedade social ou partilha entusiasmos com os últimos feitos do Braga, constrói o cubo, de maneira a que todas as faces apresentem cores iguais, para contento de todos. E ainda sobra tempo para responder às perguntas dos telespectadores. É genial.

Há só uma coisa que não sabemos: se para lá das perguntas, o Prof. também aceita respostas.

Admitindo, cá vai uma:
Diz o Prof. Marcelo que Passos Coelho tem de ganhar o debate a José Sócrates e, adianta, para conseguir o objectivo, o líder do PSD tem de "cair em cima" do adversário, interpelando-o com a questão de tanto Paulo Portas como o próprio já terem assumido que não aceitarão integrar um Governo com o Partido Socialista - que diga, então, o Secretário-Geral do PS, como é que vai governar, caso seja o mais votado, embora com maioria relativa, se os chefes do CDS/PP e do PSD não estão disponíveis para se sentarem à mesa com ele?

Ó Senhor Professor, a resposta é simples:
José Sócrates começará por dizer que não tem problema algum com nenhum dos dois que assinaram o Acordo e que, caso esse cenário se coloque, não deixará de pautar a sua conduta pela postura institucional que se requer, auscultando os dois Partidos à sua direita, sobre as altas responsabilidades patrióticas que o momento determina. Como quem diz: se vencer as eleições, ou se aprontam para dançar o tango, ou os aparelhos partidários encarregam-se de os pôr a dançar, cumprindo-se, alíás, a tradição...