segunda-feira, 16 de abril de 2012

Maternidade Alfredo da Costa


Por vezes, governar bem não é insistir em levar por diante uma medida só para mostrar «pulso», ou para não perder a «face». Por vezes, governar bem implica recuar. Por vezes, governar bem é «emendar a mão» quando o despacho revela desconformidade com os fins prosseguidos e o alcance da decisão prejudica as boas razões.

Sem especular, mas não esquecendo como o «circuito da informação» é um «labirinto de ofícios» susceptível de ser desvirtuado até ser presente ao Ministro, acreditamos que a equipa de Paulo Macedo não terá feito o «despiste» necessário ao dossier/MAC que lhe chegou. 

Daí para diante, feito o pré-anúncio e criada a polémica, a tentativa de justificar o encerramento da Maternidade com base no «suporte do papel»  e nas «informações da cadeia hierárquica» não bate certo com a realidade.

Neste, como noutros casos, terá havido alguma ingenuidade. Falta de «calo», como se diz na gíria.

Marcelo Rebelo de Sousa, no comentário deste Domingo, disse mesmo que Paulo Macedo foi enganado.

De resto, o melhor serviço que o Gabinete poderia prestar ao Ministro seria mostar-lhe o vídeo, com a análise do Prof. Marcelo, que ofereceu o melhor dos contraditórios e em poucos minutos soube fazer valer as razões para a manutenção da MAC. De forma muito serena e convincente, diga-se.