terça-feira, 19 de abril de 2011

Os verdadeiros portugueses



Somos assim. Temos mania de arranjar desculpas quando nos falta a "sorte". Ou é o asno do árbitro que  marcou aquele penalty por uma mão que nunca existiu, impedindo-nos de chegar à final naquele ano, ou é o sonso do Rei de Espanha que pela calada mexeu os cordelinhos, levando-nos a America´s Cup para Valência, ou é malcriadão do comissário europeu que goza com o nosso Presidente da República, sem que ninguém faça nada.

Agora são os finlandeses.

Se não conseguirmos o empréstimo, a culpa é deles, que já andam a fazer a cabeça ao "pessoal da CEE". Esses verdadeiros finlandeses, do matulão Timo Soini, tinham logo que empeçar connosco para fazer a sua campanha, e agora, puxada a brasa à sua sardinha, com os 39 deputados, eleitos à nossa custa, está-se mesmo a ver: preferem fazer-nos a vida negra que tratar lá de governar a terra deles!


Que fazer, então?

Já que temos tanto sol, peixe, marisco e carnes do melhor, praias como não há, e gentes calorosas, com ritmos de fado mas também de samba, capaz de trocar os olhos e as voltas a qualquer um, por que é que não aproveitamos nossos os hotéis (com golf a IVA mínimo, e tudo) e não convidamos os verdadeiros finlandeses a passar uma temporada à borla por cá? São só trinta e nove. Até podiam trazer famílias e amigos...

Não iam querer outra coisa, mudavam de opinião sobre nós, e talvez ainda trouxessem vodka da boa para brindar... era bom e bonito mostrar aos finlandeses como são os verdadeiros portugueses. E baratinho.