segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A loja do Prof. Marcelo

Foto: TVI

No seu espaço de comentário no Jornal das 8 da TVI, este domingo o Prof. Marcelo foi particularmente incisivo. Esqueçamos agora a Renova, os livros, as respostas aos mails e as notas finais de lado. Demos por muito pertinente a análise e o convite à reflexão sobre as misérias a que os nossos idosos são votados, tal como os feedbaks que lhe chegaram de Davos sobre Portugal, e ainda a questão da entrada de capital angolano no BCP.

MRS bem avisara que os temas eram «pesados»... vai daí, quando chega ao alegado mal-estar entre Belém e S.Bento, faz uma abordagem geral eloquente, que qualquer patriota sufragará.
Depois «abre o livro». De uma penada é capaz de uma «tripla» monumental:
Defender o Presidente da República, ditar o fim do cavaquismo, sem deixar, de permeio, de «espetar um par de bandarilhas» no Governo. Mesmo ao «cair do pano» lança Carvalho da Silva na corrida presidencial, citando uma passagem do discurso do líder sindical no congresso da CGTP. 

Que será que MRS queria dizer quando disparou, mais ou menos, isto: «cavaquistas, só há um, Aníbal Cavaco Silva, os outros andaram às cavalitas do Presidente»? Ou, «os cavaquistas anónimos que desamparem a loja, o tempo deles passou»? Ou ainda, «Relvas foi um erro de casting»?

Não sabemos, ao certo.

Mas temos a forte percepção que daqui até 2016, o centro/direita português vai mesmo implodir.
Já não era sem tempo... a «paz podre» começou com Cavaco Silva. Com Cavaco Silva terminará.
Bem vistas as coisas, estes penúncios de «contendas», apesar da sua espectacularidade, são relativos.
Portugal tem problemas bem mais grados e urgentes para resolver de imediato. Isso é que é grave.