sábado, 28 de janeiro de 2012

Na neve

Com mais uma Cimeira agendada para a próxima 2ª feira, em Bruxelas, os principais líderes da União Europeia foram passar estão este fim de semana à estância de sky de Davos, onde se encontra reunido o Fórum Económico Mundial, cujas atenções deste ano estão focadas na crise do euro, com o problema da Grécia à cabeça. 

Se a UE estivesse prestes a encontrar um rumo, depois deste encontro na neve suíça, a Cimeira de Bruxelas tinha sucesso garantido. Mas enquanto os protagonistas forem estes ninguém espera nada de novo. Depois da austeridade, aquelas cabeças descobriram que também é preciso haver «crescimento». Brilhante!

É frequente dizer-se em política, por vezes cinicamente, que «a questão não são as pessoas, que o problema é político». Pois no caso da UE, o problema são mesmo as pessoas. Enquanto os principais protagonistas não mudarem, nada feito. É que já não se trata de crise financeira, crescimento económico ou capacidade política, mas sim de «confiança». Perdida a confiança, o «restauro» só se faz com caras novas.