sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

No risco

Novo máximo no risco de bancarrota portuguesa: 68,69%

A probabilidade de incumprimento (default) da dívida portuguesa continua a bater recordes - subiu, ao final da manhã, segundo o balanço das 12H30 da CMA DataVision, para 67,69%, e ao final da tarde disparou para 69,4%. Acabaria por fechar em 68,69%, um novo máximo em valor de fecho, no último balanço do dia daquela agência de informação financeira. Na quarta-feira fechara em 67,05%.

Portugal liderou quinta-feira as subidas no indicador de probabilidade de default em mais de oito dezenas de países monitorizados pela CMA DataVision.

Fonte: Exame/Expresso, 26 de Janeiro de 2012


Noss últimos dias, com o avolumar de notícias destas, o mal que se gera é enorme. O País sente-se ameaçado no plano externo, e internamente cria-se um sentimento de insegurança muito nefasto para os cidadãos, as empresas e o Estado.

Jamais poderemos cair na tentação do fatalismo, como se não houvesse nada a fazer, como o céu nos fosse desabar em cima da cabeça. Quaisquer que sejam os desenvolvimentos desta «crise sísmica financeira», Portugal e os portugueses continuam com vida pela frente. O nosso País é muito mais que mercados e previsões financeiras.Temos de olhar menos para o que os outros dizem de nós. Temos que pensar mais sobre o que podemos fazer por nós. E há tanto para fazer...
É imperioso preservar a paz social.
Temos de garantir a todos paz, pão e trabalho.