terça-feira, 13 de março de 2012

Talvez em franchising

Vítor Gaspar: "Especulação" sobre segundo resgate é "totalmente infundada"


O ministro das Finanças nega que Portugal necessite de um segundo resgate: "Esse tipo de especulação é completamente contrário aos resultados do Eurogrupo".

O ministro das Finanças afirmou hoje em Bruxelas que a "especulação" em torno da possibilidade de Portugal vir a necessitar de um segundo programa de assistência é "totalmente infundada" e "completamente contrária" à opinião do Eurogrupo.

Questionado no final de uma reunião de ministros das Finanças da zona euro sobre as notícias acerca de um eventual segundo resgate a Portugal, Vítor Gaspar disse que "esse tipo de especulação é completamente contrário aos resultados do Eurogrupo" hoje realizado em Bruxelas, que voltou a considerar que "o programa de ajustamento português está a decorrer de acordo com o previsto".

O ministro sustentou que "foi claro no Eurogrupo que em alguns elementos importantes" o ajustamento até "está a ocorrer mais rapidamente do que o inicialmente previsto no programa". (...)

Fonte: Expresso, Segunda-feira, 12 de Março de 2012, 23:59
---------------------------------------------------------------------------------

Senho Primeiro ..., desculpe, Senhor Ministro das Finanças: 

Com que então, V.Exa. funda-se nas previsões do Eurogrupo, hã?
Olhe, Senhor Ministro, não se apoquente com especulações, sim?
Caso Portugal precise de um 2º resgate, já ninguém será apanhado de surpresa. Caso não precise, óptimo!

Sabemos que o Governo tem um rumo bem definido:

Administrar aos portugueses a receita da Troika, mostrar-se exemplar para com aqueles que querem fazer de Portugal um «tubo de ensaio» para os seus experimentalismos macro-económicos, tudo, afinal, em consonância com as teorias da Escola de Chicago que serviram de inspiração por cá ao programa neoliberal em que se estribaram os neófitos dessa linha para mostrarem o seu quê de ideológico. 

Não há mal nenhum nisso.

São postulados há muito defensáveis. Embora requentados, com o refresh que levaram, apareceram por terras lusas a cheirar a novo do trinque, o povo sufragou-os  (bem... o povo o que quis foi castigar o Engº. Sócrates, mas adiante...) e depois, para coroar, veio o Acordo imposto pela ajuda externa, onde se deu a simbiose perfeita, «à fome juntou-se a vontade de comer».   

O problema, Senhor Ministro, é que a cópia nunca é tão boa como o original, e o Governo de que V.Exa. é Ministro de Estado e das Finanças tem andado, ultimamente, a dar muito «o dito por não dito», a chamar «adaptações» a «excepções», ora avança ora recua, descaradamente «forte com os fracos e fraco com os fortes», chegando ao ponto de incorrer naquilo que de pior, diziam, tinha o Executivo anterior: alimentar clientelas e deslumbrar-se com o capital.

Um dia ver-se-á que a maior pecha deste XIX Governo Constitucional nem foi ter optado por uma determinada orientação política. Antes pelo contrário. A orientação é que era um blush, com a cara lavada pelos ditames do Eurogrupo, safa pelos diktats externos e, pior que isso, pelo menos teoricamente, aquilo poderia ter virtude alguma perdeu-se na «deslealdade», para usar uma palavra em voga, do Governo para com os princípios que iriam observar, disseram a pés juntos, custasse o que custasse.

Onde é que já se viu anunciar a «grande» reforma administrativa do País, e agora recuar, optando por uma coisa mitigada, do tipo «nem é carne nem é peixe»?

Onde é que já se viu vender um banco e de seguida injectar capital nessa instituição, sem mostrar o contrato aos portugueses?

Onde é que já se viu «brincar» com a privatização da RTP, como se fosse uma «cenoura»?

Onde é que já se viu, aí sim, deixar alimentar as maiores especulações, sobre a privatização de sectores estratégicos do Estado, como o caso da distribuição dos lucros da EDP, ou agora a TAP e a CGD, cujo destino os contribuintes nada sabem da boca de V.Exa.?

A lista começa a engrossar, Senhor Ministro.

Estamos em crer que se era para  este «zig-zag», mais valia um gerir o País sob um contrato de franchising.

Tinha várias vantagens:

Cumpriam-se os «objectivos» dos credores.
As «reformas» eram mesmo levadas «a direito».
Não havia tanta especulação.
Poupavam-se muitos milhões ao Orçamento do Estado. Não havia cá «abébias» para ninguém, e V.Exa., então aí, era a pessoa indicada para «gerir a loja», pois nem era necessário haver Primero-Ministro, o qual, de resto, parece estar a desquarar um tanto no seu papel de Chefe do Governo.