segunda-feira, 19 de abril de 2010

TGV


... As viagens ferroviárias internacionais em Portugal estão praticamente esgotadas, depois da nuvem de cinza vulcânica afectar o tráfego aéreo em grande parte da Europa.
Sem poderem sair do país pelo ar, centenas de pessoas tentam apanhar o Sud-Express na estação de Santa Apolónia, em Lisboa.
Contudo, este comboio, que se destina a Hendaye/Irún, na fronteira franco-espanhola, e faz ligação com o TGV que vai para Paris, só tem lugares disponíveis na quarta-feira (...)
(TVI24 online, 17.04.2010)

Portugal não precisa de mais auto-estradas, como também não precisa de um novo aeroporto, ou de um terceira travessia do Tejo. Vivemos tempos que exigem a mais criteriosa decisão e a mais ponderada aplicação dos parcos recursos disponíveis. 
Assim, o actual encerramento do espaço aéreo europeu a somar  à nossa condição periférica vieram comprová-lo, não obstante a crise - ou por causa dela - precisamos de 1 linha de TGV Lisboa-Madrid.
Por outro lado, quem sabe se, p.ex., no caso presente ou outros similares, existindo essa linha, transportadoras, operadoras e passageiros, que querem entrar e sair da Europa para as américas, não encarariam a possibilidade de recorrer aos principais aeroportos nacionais (Lisboa, Porto e Faro) como gateways muito úteis?