sexta-feira, 30 de abril de 2010

O triunfo do Brasil, a motivação de Portugal

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, eleito pela revista 'Time' o líder mais influente do mundo. Presidente dos EUA, Barack Obama, figura em quarto lugar.
Expresso, 29.04.2010

Este Senhor fala português e é Presidente de um País membro da CPLP.
"Só" isso!...
Será que não basta para que fixemos, de uma vez por todas, o desígnio estratégico nacional? 

Portugal - o rating e o ranking

Histórico: Portugal alcança melhor registo de sempre no ranking da FIFA

A FIFA oficializou Portugal como terceira melhor selecção do Mundo, resultado que garante à equipa das quinas a melhor classificação da sua história (...)
Portugal somou 35 pontos, num total de 1249, superando a ‘laranja’ mecânica’, que perdeu 40 e regista agora 1221. No topo da lista surge o Brasil (1611), adversário de Portugal no Mundial 2010, por troca com a campeã europeia Espanha (1565). O top-ten registou ainda a subida da Argentina do 9º para o 7º lugar e da Croácia, que escalou um posto e é agora 9ª posicionada. Inglaterra (8º) e França (10º) desceram um lugar cada na tabela, enquanto Itália e Alemanha mantêm os mesmos 5º e 6º lugares, respectivamente.
Correio da Manhã, 29.04.2010

O nosso Astérix - José Mourinho


A imprensa europeia voltou a render-se ao treinador José Mourinho, que conduziu o Inter de Milão à final da Liga dos Campeões, depois de afastar o detentor do título, Barcelona.
(Expresso, 29.04.2010)

José Mourinho deveria ser nomeado embaixador "plenipotenciário e extraordinário" de Portugal, para tratar com os especuladores, agências de rating, BCE, FMI, UE, e todos os que nos afligem.
É o nosso Astérix. Experimentem lá meter-se connosco...

PS:
Um «serviço à Pátria» é o cumprimento de um dever gracioso. Não há 750 x 750 mil euros que paguem. Nada de confusões com compromissos publicitários... 

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Contas de 28 de Abril - a ironia do destino

(28.04.1889 - 27.07.1970)

O Ministro das Finanças (1928/32) que saneou as finanças públicas portuguesas legadas pela 1ª República nasceu num dia 28 de Abril. Ironia do destino, esta... 
Hoje, 28 de Abril de 2010, Portugal clama pelo saneamento urgente das suas contas, herdadas de sucessivos Governos da 3ª República, depois da queda do "Estado Novo" em 25 de Abril de 1974.    

Já não era sem tempo... acabou a III República. VIVA A IV REPÚBLICA!


III REPÚBLICA
(1974 - 2010)

IV REPÚBLICA
GOVERNO DE SALVAÇÃO NACIONAL

28 DE ABRIL DE 2010

domingo, 25 de abril de 2010

RTP - Gala 25 de Abril de 2010


O programa/Gala que está a a passar na Rádio Televisão Portuguesa, no Canal 1, comemora o 36º Aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 ou Dia Internacional da Mulher?

Sinceramente, não há pachorra!

Viva o 25 de Abril, para todos os portugueses, independentemente do local de nascimento, sexo, idade, raça, condição social e convicções políticas ou religiosas!!!   

25 de Abril hoje


Portugal acreditou.
Portugal mudou.
Portugal deixou de acreditar.
Portugal tem de mudar outra vez.
Hoje, os Poderes instituídos são uma hipocrisia.
Até quando?


sábado, 24 de abril de 2010

Por qué no te callas?

António Martins, Presidente do Sindicato da Associação de Juízes Portugueses

... O desembargador António Martins veio hoje propor a extinção da Ordem dos Advogados (...)
RTP, 23.04.2010

Vossa Excelência, Venerando Desembargador - cuja acção é mais conhecida pelo seu desempenho sindical - ao proferir tais declarações sobre a Ordem dos Advogados, não ofendeu o Bastonário, o Dr. Ricardo Sá Fernandes, ou sequer a Classe em geral.    

Atacou um pilar da Liberdade, apoucou o Estado de Direito Democrático, envergonhou a Magistratura Judicial, enxovalhou a Justiça, e atirou mais gasolina para cima de um Órgão de Soberania chamado Tribunais. Mais. Duvida-se que algum sindicalista que se preze possa aceitar que Vossa Senhoria lhe ataque os sapatos, depois de ouvir da sua boca tamanha baboseira.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Boa estreia

Miguel Macedo.
Tem estado bem neste seu começo à frente da bancada parlamentar do PSD. Vimo-lo no debate sobre o "Plano B" para o PEC. Combina sobriedade com veia política, e responsabilidade com acutilância. Oxalá não perca os créditos, deixando-se emaranhar em questiuncúlas tipo "caso Rui Pedro Soares". A entrar por aí, desvia-se do que é importante e abre o flanco aos adornos da bancada do PS, onde pontificam dois ou três bons "malabaristas".  

Direitos, liberdades e garantias

(...) No final de uma declaração no início da audição na comissão de inquérito à actuação do Governo na tentativa de compra da TVI, o ex-administrador da PT Rui Pedro Soares anunciou que não responderia a perguntas de deputados , invocando o estatuto de arguido numa investigação judicial que considera conexa ao objecto do inquérito (...)
Diário iol, 22.04.2010

Qual crime de desobediência?
O arguido num processo crime, depoente quando chamado à Comissão de Inquérito, é óbvio que tem o direito a não falar. Aqui, como perante qualquer tribunal ou qualquer parlamento de qualquer Estado de Direito Democrático do mundo!

Queriam o quê? Um depoimento arrancado de pistola encostada à cabeça?

É claro que, do ponto de vista político, a Comissão pode retirar as conclusões que bem entenda da posição adoptada pelo ex-administrador da PT. A opinião pública, por sua vez, também pode achar tudo aquilo uma "palhaçada", a começar pelo irritante Ricardo Rodrigues, que se arvora a dar "lições de processo penal", como se entre uma "cambada de tolos" não houvesse ninguém capaz de lhe desembanhiar os expedientes, em que é "mestre".    
  

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Política pura - o Prof. Marcelo no seu melhor


Marcelo Rebelo de Sousa considera «naturalíssimo» que o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, queira desencadear o processo de revisão da Constituição.
«Acho que é naturalíssimo, porque a história tem mostrado que quando um líder da oposição está longe de eleições, não há eleições no imediato, sobretudo para a Assembleia da República», tem espaço político para avançar com a proposta (...)
TVI24 online, 22 de Abril de 2010

Não vi no canal que aqui serve de fonte. Vi na SIC. A notícia foi apresentada em tom de apoio do Prof. Marcelo à iniciativa de revisão constitucional, lançada por Pedro Passos Coelho. E o que é que o Professor aproveitou para colar à mensagem? Não há eleições, não há eleições, não há eleições...  como quem diz, dizemos nós - o PSD ainda tem um longo deserto para atravessar, bem pode ir marcando a agenda, que depois, mais lá para diante, se a praia aparecer no horizonte, logo se vê... 
Basta o Senador falar para que Passos Coelho não careça de mais Senado. O Prof. Marcelo é política pura, no seu melhor. Fino. Muito fino.  De se lhe tirar o chapéu.

Vivó Benfica!

Risco de Grécia e Portugal continua a agravar-se
Risco de bancarrota de Portugal subiu para mais de 20%, estando à beira de ultrapassar o da Letónia. Grécia subiu mais um degrau no clube de maior risco do mundo. Passou ao 3.º lugar, ultrapassando o Paquistão (...) 
Expresso online, 22 de Abril de 2010


Benfica SAD encaixa 40 M€ com empréstimo obrigacionista

O empréstimo obrigacionista efetuado pelo Benfica vai ter o encaixe máximo previsto de 40 milhões de euros devido a ter mais procura que oferta, anunciou hoje a SAD do clube da Luz (...) 
Diário Digital online, 15 de Abril de 2010

O País à beira de entrar na bancarrota, com os credores muito duvidosos, e o Sport Lisboa e Benfica a encaixar milhões, tal é a confiança que os investidores depositam no Clube. Caso é para dizer - O SLB é uma nação! Simplesmente extraordinário. 

quarta-feira, 21 de abril de 2010

FW: Solidariedade para tótós... (Toda a carta merece resposta).

Todos os dias recebemos mails sobre isto e aquilo. Desde o dia mundial do periquito, passando pela última anedota sobre o FCP, até ao problema vital da escassez de água no Planeta...

Uns, simplesmente ignoramos. Outros, ficam a aguardar oportunidade (por mim, revelo, tal como em cima da secretária tenho um separador que diz "Pendentes", também tenho uma pasta na conta de email com essa classificação). Depois, há aqueles que, por qualquer motivo, são os eleitos do nosso critério cada vez mais apressado e menos espaçado e merecem resposta mais lesta.

Cartas verdadeiras, em papel, pouco mais restam que as das contas para pagar e a essas normalmente não respondemos, a não ser quando tiramos tempo e arranjamos paciência para reclamar, aproveitando o momento para "a tal desforra há muito prometida", embora cientes que se lograrmos obter mais que uma resposta "da chapa", então se nos for favorável, será um feito!

Aprendemos em pequenos que, "toda a carta merece resposta". Pois bem. Hoje, um mail que circula na net (abaixo reproduzido) e que veio parar à minha caixa de correio prendeu um minuto da minha atenção. Achei que antes de cumprir o Forward solicitado, remetendo-o para um endereço de alguém rezingão, mais ou menos ao calhas, devia responder, tal como mandam as regras antigas, partilhando a resposta oferecida, que convida a que outros lhe acrescentem, combinando assim tradição com modernidade. E por falar nesta, ocorre perguntar - será isto uma "interacção proactiva"? É que "interacção" ainda vai que não vai... agora, "proactivo" nunca cheguei a perceber bem o que é!!! 
----------
From: xxx@netcabo.pt
To: yyy@netcabo.pt
Subject: FW: Solidariedade para TÓTÓS (....que somos todo snós)
Date: Tue, 20 Apr 2010 13:47:57 +0100

Parti do princípio de que estas “contas” estarão correctas.
Se assim for, será importante enviar este “aviso” para os nossos amigos, e outros contactos.

Cumprimentos,
Maria

MAIL:
EM PORTUGAL ATÉ A SOLIDARIEDADE DOS PORTUGUESES SERVE PARA FAZER NEGOCIATAS...

A campanha a favor das vítimas do temporal na Madeira através de chamadas telefónicas é um insulto à boa-fé da gente generosa e um assalto à mão-armada.

Pelas televisões a promoção reza assim: Preço da chamada 0,60 € + IVA.
São 0,72 € no total. O que por má-fé não se diz é que o donativo que deverá chegar (?) ao beneficiário madeirense é de apenas 0,50 €.

Assim oferecemos 0,50 € a quem carece, mas cobram-nos 0,72 € , mais 0,22 € ou seja 30 %. Quem fica com esta diferença?

1º - a PT com 0,10 € (17 %) isto é a diferença dos 60 para os 50.
2º - o Estado 0,12 € (20 %) referente ao IVA sobre 0,60.

Numa campanha de solidariedade, a aplicação de uma margem de lucro pela PT e da incidência do IVA pelo Estado são o retrato da baixa moral a que tudo isto chegou.

A RTP anunciou com imensa satisfação que o montante doado já atingiu os 2.000.000 de euros. Esqueceu-se de dizer que os generosos pagaram mais 44 % ou seja mais 880.000 euros divididos entre a PT (400.000 € para a ajuda dos salários dos administradores) e o Estado (480.000 € para ajuda ao reequilíbrio das contas públicas e aos trafulhas que por lá andam).

A PT cobra comissão de quase 20 % num acto de solidariedade!!!
O Estado faz incidir IVA sobre um produto da mais pura generosidade!!!
ISTO É UMA TOTAL FALTA DE VERGONHA!!!
ISTO É UM ASQUEROSO ESBULHO À BOLSA E AO ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE DO POVO PORTUGUÊS!!!

Já agora, vale a pena pensar nas recolhas de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome feitas nos hipermercados. É uma bela forma de os supermercados venderem mais... e nem em cêntimo dão às instituições que lhes aumentaram as vendas...
Tudo é pago, contemplando o lucro dos ditos e, claro está, os impostos ao consumo...
E o notável negócio das empresas da SONAE com o arredondamento para cima das facturas?

É UMA PIPA DE MASSA QUE ENTRA NOS COFRES DA SONAE!!! QUANTO RENDE? QUEM CONTROLA?

E O BELMIRO, DEPOIS (SABE-SE LÁ QUANDO), AINDA FAZ UM NÚMERO MEDIÁTICO A ENTREGAR PARTE DO QUE OS PORTUGUESES, DE BOA FÉ, ARREDONDARAM... (pagaram impostos e rechearam a tesouraria das empresas)... E, EIS A CEREJA EM CIMA DO BOLO: AINDA SE DESCONTA NOS IMPOSTOS DAS VÁRIAS EMPRESAS DA SONAE... POIS CONTABILISTICAMENTE O DINHEIRO GERADO COM OS ARREDONDAMENTOS DOS CLIENTES É ENTREGUE COMO DONATIVO...

E O POVO PAGA!

MISERAVELMENTE ESTA GENTE (?)ATÉ DA SOLIDARIEDADE FAZ NEGÓCIO!!!
TUDO LHES SERVE PARA ASSEGURAREM OS SEUS MULTIMILIONÁRIOS ORDENADOS E PRÉMIOS!!!

NÃO COLABORE NESTAS CAMPANHAS, CASO NÃO SEJA ESCLARECIDO CABALMENTE QUE OS "DONATIVOS"  ESTÃO ISENTOS DE IMPOSTOS E DE TAXAS OU COMISSÕES, BEM COMO NÃO CONTRIBUEM (SEM RETORNO SOLIDÁRIO) PARA O AUMENTO DOS NEGÓCIOS DOS GANANCIOSOS GESTORES...

NÃO SEJA TÓTÓ!!! E DENUNCIE!

--------------------------------------------------
RESPOSTA/FW:
NEM TODOS... AINDA HÁ PORTUGUESES!‏

Também não sei se as contas estão certas... mas, a propósito, pelo que vejo, reenvio. Isto, não sem antes partilhar um pensamento, para o qual peço e desde já agradeço o concurso de todos quantos o queiram ratificar em geral e possam enriquecê-lo, com mais sabedoria, em particular:

A «caridade», no sentido social-cristão, salvo os cada vez mais minoritários «homens e mulheres de Boa-Vontade», está tomada de assalto por uma plêiade de fariseus, que não têm qualquer pejo em cobrar - ostensiva ou veladamente - os seus dízimos pelas colectas em que se empenham, sob o sinal da Cruz.

A «solidariedade», no sentido laico - privado e/ou associativo, público e/ou estatal - salvo meritórios programas e iniciativas levadas a cabo por cidadãos, instituições ou governantes que permanecem leais à «ética republicana», tornou-se parceira comercial do mais despudorado mercantilismo de agiotagem, onde o Estado insaciavelmente usurpador, não só é corrupto como utiliza as suas políticas para ensinar indivíduos, famílias e empresas a roubar, pois é exactamente duma sociedade reles, canalha, bruta, ignorante, mesquinha, mentirosa, aldrabona, fingida e encardida, desde a base até às cúpulas, que o «Sistema» precisa.

Para encontrar a mesa e o alimento donde arrota e regurgita as mascas que, como quem dá ou subsidia, atira com cuspo aos seus beneficiários, sempre ávidos por engolir uma fatia de bolo mastigada, e imunes a qualquer contágio salivar, ou não fosse o seu triste modo de vida um produto desse engodo.

A iminência da «bancarrota nacional» não é nenhum sonho de uma noite de nevoeiro. Paira sobre o País como as nuvens negras das cinzas da Islândia... basta que os credores de Portugal desconfiem mais um nada da parasitagem que por cá vai e determinem o fim do crédito.

Ninguém a deseja e talvez a música das cigarras que por cá cantam consiga enrolar quem nos banca, pelo menos até 2013...

Seja lá como for, o certo é que o cerco está montado, a malha vai apertar, e vamos ter de viver com menos. As notas vão passar a moedas, as moedas a trocos, e os trocos a mealheiros vazios, feitos em cacos de vidro, que nem os cães farejam...

Entre vicissitudes, contrariedades e novos hábitos, impostos pela força das circunstâncias, quiçá alguma virtude possa despontar:
Coisas até agora abandalhadas, tais como a «caridade», perdida, e a «solidariedade», defraudada, talvez recuperem algum do seu sentido matricial, e quem sabe se os fundamentos que lhes subjazem não serão redescobertos, como via para dar resposta, agora substantiva e libertadora, numa sociedade atolada em dificuldades e, desta feita, sem o vil abono dos colonos e seus capatazes???

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo Alves Gomes


PS: Escusado será referir que estas palavras não visam a angariação de fundos e os donativos que a Madeira recolheu, na sequência da catástrofe natural que ali se abateu. Creio que os meus amigos madeirenses nem por sombras farão essa leitura. Bem antes pelo contrário. Serão quem melhor interpretará um pensamento geral, que surge a propósito de um mail que circula na internet e que suscita outras questões relacionadas, as quais acabam por reconduzir-se ao tema da «solidariedade no âmbito do Estado-social português», bem como à precária situação macro-económica nacional.

----------
À margem da resposta acima transcrita, bem como do post scriptum:

Para alguns, em especial nos maiores centros urbanos, cuja realidade o autor destas linhas conhece bem, esta "conversa" pode soar a mera maledicência, pois pode parecer que não se alinha pela coesão social. Importa, pois, esclarecer que a carta é escrita a partir do "regime mais soviético de toda a União Europeia", em vigor nos Açores e que, a haver "Garcias", tanto o PS como o PSD figuram entre os destinatários, sendo que a extrapolação para o todo nacional, pese embora possa ganhar forma de caricatura aqui ou ali, também por isso, vai parar direitinha ao "Bloco central".  

segunda-feira, 19 de abril de 2010

TGV


... As viagens ferroviárias internacionais em Portugal estão praticamente esgotadas, depois da nuvem de cinza vulcânica afectar o tráfego aéreo em grande parte da Europa.
Sem poderem sair do país pelo ar, centenas de pessoas tentam apanhar o Sud-Express na estação de Santa Apolónia, em Lisboa.
Contudo, este comboio, que se destina a Hendaye/Irún, na fronteira franco-espanhola, e faz ligação com o TGV que vai para Paris, só tem lugares disponíveis na quarta-feira (...)
(TVI24 online, 17.04.2010)

Portugal não precisa de mais auto-estradas, como também não precisa de um novo aeroporto, ou de um terceira travessia do Tejo. Vivemos tempos que exigem a mais criteriosa decisão e a mais ponderada aplicação dos parcos recursos disponíveis. 
Assim, o actual encerramento do espaço aéreo europeu a somar  à nossa condição periférica vieram comprová-lo, não obstante a crise - ou por causa dela - precisamos de 1 linha de TGV Lisboa-Madrid.
Por outro lado, quem sabe se, p.ex., no caso presente ou outros similares, existindo essa linha, transportadoras, operadoras e passageiros, que querem entrar e sair da Europa para as américas, não encarariam a possibilidade de recorrer aos principais aeroportos nacionais (Lisboa, Porto e Faro) como gateways muito úteis?


domingo, 18 de abril de 2010

Manso és tu!

AR - debate quinzenal - aparte de José Sócrates para Francisco Louçã, off the record - "Manso é a tua tia, pá!"

Toda a vida existiram apartes. O debate parlamentar é terreno fértil a que de quando em vez aconteçam. Nos útimos anos temos tido, em especial, o "deputado manso", Francisco Louçã, sempre beato e compostinho, que é perito no jeito de intervir, investindo nas provocações que insinua. Ainda não houve quem lhe desse uma coça valente, de modo a esfolar o "Santinho do Louçã", pondo-o bravo, fazendo-o reagir como qualquer homem. Sócrates só errou na concordância do género. Em vez de, "Manso é a tua tia, pá!", não deveria ter dito, "Manso é o teu tio, pá!"... ou o avô... ou, "Manso és tu, pá!"???

Para a lusofonia, rapidamente e em força!


Mais de 260 milhões de falantes.

Madeira - jardim de gratidão, pérola recuperada, exemplo ao País inteiro

Festa da Flor será agradecimento de madeirenses pela solidariedade
(...) O criador da Festa da Flor da Madeira considera que este ano o evento representa o agradecimento dos madeirenses pela onda de solidariedade que surgiu para com a ilha devastada pelo temporal.
"A flor simboliza amor e amizade e nada melhor para expressar a gratidão de um povo do que as flores", disse à agência Lusa João Carlos Abreu, que durante 30 anos foi o responsável pelo setor do turismo da Madeira.
"Quando queremos conquistar uma pessoa oferecemos flores e fazer da flor a razão determinante para esta relação humana foi uma ideia excelente. É uma forma de agradecermos aos outros o que estão a fazer por nós e a gratidão é um sentimento extraordinário", argumentou. (...)
(JORNAL DA MADEIRA/LUSA, 16.04.2010)

Temos alguém apto a ocupar o lugar?

The Next Global Problem: Portugal

... Next on the radar will be Portugal. This nation has largely missed the spotlight, if only because Greece spiraled downward. But both are economically on the verge of bankruptcy, and they each look far riskier than Argentina did back in 2001 when it succumbed to default (...)

(The New Yor Times, 15.04.2010)

sábado, 17 de abril de 2010

E um secretário da Embaixada, não?


A elite política mundial estará presente domingo em Cracóvia nos funerais do presidente polaco, Lech Kaczynski, e da mulher, Maria, que serão sepultados na catedral de Wawel, lugar onde jazem monarcas e figuras históricas da Polónia (...)
(SIC Online)

O Estado Português será representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros...
Luís Amado chega para a função.

As entranhas não nos são estranhas

(Luís Carlos Decq Motta, 12-01-1958)

De mota é que era!

O Presidente da República, que se encontra em Praga, vai regressar a Lisboa por via rodoviária, devido à interrupção do tráfego aéreo causada pelas cinzas expelidas por um vulcão da Islândia.

A nuvem de cinzas que cobre grande parte da Europa continua a impedir os voos nos céus da República Checa e da maior parte dos países europeus, tendo a situação piorado na última noite.

Ao início da tarde de hoje, Cavaco vai dirigir-se de carro a Estrasburgo (França), onde pernoitará. No domingo, o Presidente viaja de automóvel para Barcelona (Espanha), onde terá um avião Falcon à sua espera para o transportar para Lisboa, se nessa altura os aeroportos espanhóis e portugueses permanecerem abertos.

Se a nuvem de cinzas tiver causado o encerramento dos aeroportos ibéricos, o Presidente ficará uma noite em Barcelona ou Madrid, para na segunda-feira viajar de carro para Lisboa. Assim sendo, na pior das hipóteses, o Presidente, a sua mulher e os cerca de 100 empresários, assessores, jornalistas e demais convidados que o acompanham deverão chegar a Lisboa a meio da tarde de segunda-feira.

O Presidente vai regressar numa caravana composta por dois veículos, sendo acompanhado apenas da mulher, Maria Cavaco Silva, dos secretários de Estado que participaram na viagem, do chefe da sua Casa Civil, do seu Ajudante de Campo e da equipa de seguranças. As autoridades policiais da República Checa, Alemanha, França e Espanha vão garantir a segurança da caravana presidencial durante a sua passagem pelos respectivos países.

Já a comitiva de empresários e de jornalistas que acompanhou o Presidente nesta viagem seguirá alguns quilómetros atrás de Cavaco Silva, em três autocarros fretados para o efeito. Chegada a Barcelona, a comitiva será transportada para Lisboa num avião Hércules C-130 da Força Área Portuguesa.

O Presidente da República encontra-se em Praga desde quarta-feira, no âmbito de uma visita de Estado à República Checa. A viagem oficial deveria ter terminado na sexta-feira, mas a nuvem de cinzas da Islândia obrigou a comitiva presidencial a permanecer mais um dia na capital deste país da Europa Central.

(Texto, "Diário Económico online", 17.04.2010)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O que é que o nosso Presidente foi fazer a Praga?


(...) O Presidente checo não tem papas na língua e hoje, na conferência conjunta com Cavaco Silva, no final do encontro de ambos no castelo de Praga, disparou: "Como antigo primeiro-ministro e primeiro-ministro, nunca admitiria défices como hoje se registam em alguns países europeus".
E continuou: "Por isso penso que se alguém o admitiu, tem agora que suportar as consequências desse acto".
Ambos os Presidentes tinham sido questionados sobre as possibilidades dos países em dificuldades e com défices excessivos poderem recuperar rapidamente da actual crise.
O tema constou das conversações entre os dois chefes de Estado, que se conhecem há longos anos e seguiram, até, percursos idênticos: ambos foram, primeiro, ministros das Finanças, depois primeiros-ministros e, finalmente, Presidentes dos seus respectivos países (...)
(Expresso online, 15.04.2010)

E assim Vaclac Klaus encavacou Cavaco Silva. O controlo do déficit é mais importante que as mesuras do Protocolo.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Boa proposta

 Entrevista a Miguel Sousa Tavares, no Programa «Sinais de Fogo» 


"Não queremos uma sociedade subsídio-dependente".
(ionline, 12.04.2010)

Nesta, estou inteiramente de acordo. Pedro Passos Coelho opta bem em tornar a proposta do "tributo social" numa das suas principais bandeiras, apresentando uma ideia claramente alternativa em matéria de justiça social. 

PS:
A primeira pessoa a ser recebida por PPC foi Berta Cabral, Presidente do PSD/Açores. Será que falaram desta matéria? Esta Região Autónoma tem a mais alta percentagem de redimentos mínimos do País. O PSD regional tem sido sempre demasiado estatista, pouco se diferenciando dos socialistas relativamente à subsídio-dependência geral em que vive a sociedade açoriana, "anestesia" que convida à ausência da dinâmica social que as comunidades saudáveis devem ter.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A outra história da Alice



No maravilhoso Pavilhão dos Lombos, a Alice cai na toca e encontra um gato. Como a Alice não sabe para onde quer ir, o gato diz-lhe que se ela não sabe, então não a pode ajudar.

No doloroso país dos PIGS, a Alice cai na toca e encontra um coelho. Como a Alice não sabe para onde quer ir, o coelho diz-lhe que se ela não sabe, então vai indicar-lhe o caminho para as maravilhas...

Quando o coelho acaba de explicar o caminho à Alice ela pergunta-lhe, "Se sabes o caminho das maravilhas e achas que não se pode perder mais tempo para lá chegar, por que é que não vais sair da toca? Receias o gato, desconfias do rato, ou tens medo do leão?"

domingo, 11 de abril de 2010

Unidade, Hope e um provérbio chinês - que vos parece? Porreiro, pá!


Mesa do Congresso
"União Nacional"

Conselho Nacional
"União Nacional", 29 Conselheiros. "Forças vivas", 26 Conselheiros

Conselho de Jurisdição
"União Nacional", 7 Membros. "Forças vivas", 2 Membros

Comissão Política Nacional
"União Nacional": Sim, 776 votos. Brancos, 71 votos. Nulos, 28 votos

Nuno Morais Sarmento
Nenhum lugar.
Optou por andar por aí, "general sem cavalo"

Carcavelos by Night

O silêncio de Morais Sarmento - os comentadores da noite da SIC/Notícias levaram demasiado tempo a interpretar o par de bandarilhas de Nuno Morais Sarmento. De Marques Lopes, que pouco entende,  não se espera grande coisa... mas de António José Teixeira, francamente...

NMS não acredita na espuma simbólica da unidade "para inglês ver", que se esfuma antes das luzes do Congresso serem apagadas, defendendo, portanto, que os derrotados que apresentaram moções diferentes da vencedora, querendo, devem garantir a defesa de tais propostas nos órgãos eleitos por método de Hondt, em especial o Conselho Nacional, órgão máximo entre congressos. Ora, tendo apadrinhado a candidatura de Paulo Rangel e tendo um estatuto político bem superior ao do eurodeputado, NMS não podia aceitar um lugar qualquer e, caso o fizesse, estaria a contrariar a posição de princípio que defende, por não acreditar em listas do tipo "União Nacional".

Ontem, nas suas declarações à comunicação social, meteu um ferro no "caldeirão da unidade" e, hoje, tendo noção das repercussões mediáticas das suas palavras, inteligentemente, optou por não discursar, optando pelo endosso das "despesas" a Rangel, conseguindo o segundo ferro, como quem diz - "Se as coisas correrem mal, responsáveis são todos os que acharam muito bem saltar para o barco." Mais. Reafirmou, em entrevista audaz, a sua lealdade ao Partido e o combate aos socialistas, escusando-se, todavia, a intervir da tribuna. Reserva-se para mais tarde e poderá dizer, "Eu? Que nem fiz parte de qualquer órgão e nem sequer falei no Congresso de Carcavelos..." Marques Lopes, que depois acordou, lembrou-se daquele velho chavão de que "a política tem horror ao vazio".

Ó se tem! O vazio aberto pela fragilidade com que Pedro Passos Coelho vai sair deste Congresso (antevê-se uma composição "interessante" do próximo Conselho Nacional, e a Comissão Política é uma incógnita...) tem um rosto incontornável daqui para diante. Nuno Morais Sarmento.  

Presidenciais - é notório que boa parte do povo laranja apoia Cavaco a contragosto, por um lado, e porque intui que uma vitória de Cavaco Silva irá alavancar a substituição do Governo, levando o PSD ao Poder. No lugar de Sócrates, apresentava agora uma moção de confiança no Parlamento (já aqui defendi essa tese) e jogava mais uma carta/resposta à chantagem de Manuel Alegre. Declarava apoio a Cavaco Silva. Pois, então, nas presidenciais de 1991, o PSD de Cavaco não apoiou Mário Soares?

Passos Coelho - será incensado amanhã. Hoje, já começou a acusar o peso da responsabilidade. Isso nota-se nos mais pequenos detalhes. A tarefa que tem pela frente é enorme. O seu sucesso  vai depender da sua capacidade para conseguir segurar o barco até que o poder lhe caia no colo. E de sorte. Terá? 



Senadores - Ainda "ontem", muitos diziam já estar fartos de Manuela Ferreira Leite, Marques Mendes, Santana Lopes, Marcelo e outros ex-líderes que não estiveram presentes em Carcavelos. Já "hoje", todos notam as suas ausências e perguntam por onde andam. Bem português. 

sábado, 10 de abril de 2010

Unidade carcavelense - o momento da tarde!

Marta Rebelo dixit - "Tenho interesse em conhecer Pedro Passos Coelho".

Eis a consubstanciação da proclamada unidade de Carcavelos, after the lunch - ou será lounge?
De facto, não tem cabimento algum dizer-se que o PSD é um saco de gatos.

Entretanto, quem quer saber de listas?
 Qualquer um abdica do lugar, por lealdade ao líder e em nome da "União Nacional", como veremos... 

Unidade! Unidade! Unidade!




quarta-feira, 7 de abril de 2010

Os saca-rolhas



De caso em caso, notícia em notícia, investigação em investigação, libelo em libelo, Comissão em Comissão, é feita a actualidade nacional. Ora é «Operação Furacão», ora «Freeport». Ora é «Face Oculta», ora «Submarinos». Ora é «Etica», ora «Inquérito». Na volta, esgotado o repertório, ou vira o disco e toca o mesmo, ou é torna a girar outro, anterior e gasto. 

Depois, ele é certidões de escutas que o Procurador-Geral não faculta aos deputados da nação, ele é actas desaparecidas, ele é rectificações de "erros" que configuram ilegalidades, ele é reviravoltas nos depoimentos... ele é a montanha a parir um rato todos os dias. "Não dá em nada", diz o povo. Qualquer dia, de tanto esgravatar, deixa de ter interesse o alegado apetite do Governo para controlar a comunicação social e, ao invés, passa a ser de interesse público, bem mais pertinente, a resposta à seguinte pergunta:

Há órgãos de comunicação social que exercem pressões tais que asfixiam Governos, chegando ao ponto de os aniquilar, pondo em causa o regular funcionamento da democracia?

Respondam, Senhores!
  

domingo, 4 de abril de 2010

Sovas caseiras

A designação varia consoante as regiões do País. Chamam-lhe "folar de Páscoa", "pão adubado", "massa sovada" ou "massa doce". A tradição assenta na mesma ideia; assinalar a Páscoa dos cristãos, não com ázimos, mas com pães substanciais, feitos a partir de «fermento novo», partilhados entre famíliares, vizinhos, amigos e mais carenciados (nos Açores, também vão à mesa pelas comemorações do Espírito Santo).

A boa tradição está a perder-se. Mesmo nos meios mais pequenos, a massa sovada, como lhe chamo, (o que a distingue do folar são os ovos inteiros), feita de fermento caseiro e em fornos a lenha, é cada vez mais uma raridade. Agora, as pessoas adquirem-na nas padarias e acostumaram-se às fornadas industriais. Não há comparação possível. Lembro-me, ainda não há muitos anos, daqueles pães fofos, bem amarelos e saborosos, embrulhados em toalhas brancas de linho e transportados em cestas de vimes, que mãos laboriosas tinham gosto em partilhar. Agora, vêm dentro de sacos plásticos, a cor é desmaiada, o gosto algo amargo, e custam 3 euros/seiscentos paus.

Não seria útil que em «programas», como o «Novas Oportunidades», e outros do género, se ensinasse a fazer coisas tais como "massa sovada", da boa? 
       

sábado, 3 de abril de 2010

Lume novo!


Sábado de Aleluia. Noite de vigília. Celebração maior. Lume novo. Fé cristã.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O triângulo fatal

A «bomba» rebentará nas mãos do Presidente da República.
Caso o PR continue a «juntar a fome à vontade de comer», como tem feito, e a coberto da defesa da estabilidade e do rating português insistir na utilização do álibi perfeito para «lavar as mãos sobre a cabeça de Passos», o novo líder do PSD e os seus homens, impacientados, vão espernear forte contra Belém, e desta vez serão eles a não permitir que a fotografia de Cavaco seja posta nos cartazes…

Caso o PR seja confrontado com eleições prematuras, qualquer que seja a gestão que fizer da crise e a «solução emergente», uma das partes nunca perdoará ao «árbitro Cavaco», que verá a sua popularidade descer a pique, com inevitáveis reflexos nas presidenciais do início do ano que vem.

É por isso que Sócrates, acossado, como ainda ontem vimos no debate quinzenal na AR, deve pedir uma Moção de Confiança ao Governo, pondo todo o ónus no PSD, em sintonia com Cavaco. É por isso que o PSD, caso decida provocar a queda do Governo, fará estremecer o Presidente da República. Se a isto, por hipótese, vier somar-se o aparecimento de mais uma candidatura à direita, não é líquida a reeleição de Cavaco Silva, pelo menos com a facilidade com que vem sendo apregoada...

Se nenhum destes cenários acontecer, mantendo-se a «paz podre» até Janeiro de 2011, então, o PR terá passado no «fio da navalha». E tal situação, em princípio mais prejudicial a Sócrates, pode acabar por redundar num desgaste insuportável para Passos Coelho, considerando a «sede de poder» que existe no PSD e a exasperação laranja, tais as altas expectativas criadas neste Abril de 2010. Uma coisa é certa: neste «triângulo» um dos lados irá afundar-se.

O Mexia e o mexilhão

O presidente da EDP vai receber este ano os prémios plurianuais do triénio 2006-2008 para além da remuneração relativa a 2009.
No total, a remuneração de António Mexia ascende a 3,1 milhões de euros.
Em relação ao exercício de 2009, o gestor recebe 703 mil euros em salários fixos mais 600 mil euros em remuneração variável, atribuída consoante a prossecução de objectivos.
No entanto, e por ter cumprido os objectivos do triénio 2006-2008, a esses valores acrescem prémios plurianuais de 1,8 milhões de euros, 600 mil euros por cada ano.
Tudo somado e o presidente da eléctrica vai receber 3,1 milhões de euros.
(Diário Económico, 31.03.10)

Se isto não é injusto, se não é desadequado, se não é indigno, se não é imoral, se não é vergonhoso, se não é escandaloso, se não é revoltante e se não é censurável, então, os portugueses podem deixar de pagar as facturas da luz à EDP, que também não será nada demais. Ou não?

Podem dizer, “Ah… mas é que o CEO trouxe e conseguiu executar uma estratégia que fez com que o Grupo EDP aumentasse os seus lucros em não sei quantos milhões e, além disso, é através da EDP que Portugal está na linha da frente das energias renováveis, e mais blá, blá, blá…”.

Ele até podia ter descoberto ouro em Marte! E ter negociado a concessão da mina com os marcianos em condições altamente vantajosas para o País...
Por fazer bem o seu trabalho não quer dizer que deva receber exorbitâncias faraónicas, enquanto os seus concidadãos apertam o cinto e muitos nem cinto usam, pois já têm a barriga colada à costas, de fome.

Ou será que, depois da Finlândia, o nosso modelo passou a ser o das oligarquias das repúblicas das bananas?