domingo, 28 de março de 2010

Bom ar

No Verão passado, uma professora do ensino secundário dizia-me que Isabel Alçada tinha feito um excelente trabalho no Plano Nacional de Leitura. Empossado o actual Governo, entre as novas figuras, a Ministra da Educação sobressai. A imagem que irradia é apelativa; culta, moderna, inteligente, fora dos padrões convencionais, irreverente, e tem «bom ar». Um refresco. A entrevista que deu, há umas semanas, à Revista do Expresso, veio aclarar essa percepção.

É certo que o ME viu o seu orçamento reforçado, para pacificar a guerra com os professores e negociar o processo de avaliação dos docentes. Mas quantas vezes vemos isso acontecer e os resultados nem assim aparecem? Mais recentemente, com Isabel Alçada, o estatuto do aluno já sofreu mexidas inevitáveis, no sentido de ser devolvida alguma ordem às escolas. Vale o que vale mas não deixa de ser um sinal importante.

Definitivamente, sobretudo nestes tempos de crise, onde tudo se nos afigura triste e baço, precisamos de governantes que aliem estilo à substância. A vivacidade, a classe e o glamour da Ministra da Educação têm virtude – a de não nos deprimir. Antes pelo contrário.