segunda-feira, 29 de março de 2010

França: novo partido

O antigo primeiro ministro francês Dominique de Villepin, adversário declarado do presidente Nicolas Sarkozy , lançará em junho um novo partido político que pretende ser uma alternativa à direita nas eleições presidenciais de 2012, anunciou hoje um colaborador próximo.
Desde domingo à noite, após a pesada derrota do partido presidencial União para um Movimento Popular (UMP) nas regionais, o primeiro ministro do presidente Jacques Chirac entre 2005 e 2007 fez saber que anunciaria quinta feira a criação de um "movimento ao serviço dos franceses".
"Quinta-feira e nas próximas semanas Dominique de Villepin vai preparar-se para apresentar aos franceses um outro projeto, uma alternativa para 2012", confirmou hoje à rádio France Inter François Goulard, deputado da UMP próximo de Villepin.
Goulard precisou que o novo partido político, que "ainda não tem nome", será criado oficialmente "no mês de junho". (…)
(Expresso, 22.03.2010)

Que dirão os nossos politólogos e comentadores a esta notícia?
Lembram-se como e quando se formou a UMP em França, e que espaço veio ocupar? Lembram-se como e quando se formou a UCD, em Espanha, e quem veio ocupar o seu espaço posteriormente? Lembram-se como e quando foi refundado o LS, no Reino Unido, e quais as suas raízes? É claro que todos têm bem presente a criação do diabolizado PdL em Itália... mas sabem que força política integra no Parlamento Europeu, bem como quem são os partidos portugueses que integram o PPE, não sabem?