sábado, 6 de março de 2010

É expresso

Segui com atenção o “Expresso da Meia-Noite”. Ricardo Costa e Nicolau Santos tiveram pouco trabalho. Escolheram bons convidados (um senhor que lá estava, desconheço) e o tema da semana fluiu, sendo ali bem feita a escatologia do PSD. Para lá de ter sido certeira nos pontos-chave, teve ainda o sal e os temperos de uma conversa viva e interessante, onde nem faltou a chama de legítimas preferências veladas, sobretudo da parte de Maria João Avillez, visivelmente acalorada no entusiasmo isto, certamente por ter estado muito ligada ao Partido, nos anos seguintes à sua fundação.
Ângela Silva, a jornalista que mais sabe do PSD em toda a imprensa portuguesa, menos assolapada, embora sem perder espontaneidade, fez um óptimo contraponto a MJA, aduzindo comentários estimulantes, tão incisivos quanto pertinentes. José Adelino Maltez, veio dar preciosa colaboração ao fazer uso do seu estatuto senatorial, saindo em defesa dos jovens turcos e despoletando um ponto importante; convida a pensar sobre por que razão os políticos da «escola Jota», ultimamente produzidos, não hão-de ser tão capazes como os clássicos, cheios de pedigree, como se pudessem ser apenas aceites os oriundos de certos meios. Portanto, quase tudo o que era essencial ficou ali dito esta noite, na análise de um PSD em vésperas de Congresso.

Já quanto a um dos 3 principais candidatos à liderança do Partido ter estofo para ser candidato a Primeiro-Ministro, aí é que são elas... como são intelectualmente honestos, nem os melhores analistas e os comentadores mais experimentados, por muito que se esforcem, nem assim conseguem ver Aguiar Branco, Passos Coelho ou Paulo Rangel subir as escadas de São Bento para governar Portugal, na maior crise do pós-25 de Abril. É que, de federar tribos a fazer circuitos de carne-assada até conferenciar em institutos, a assumir o comando Executivo ainda vai uma "ligeira diferença", convenhamos. É expresso. Dada a volta à roda, o resultado é o lugar de partida. Até que alguém decida quebrar essa espiral e corte a direito.