sábado, 27 de março de 2010

Não enjeitar, ser jeitoso e ter jeito

Fala-se é de quem bem acaba e ele ainda nem começou.
Pedro Passos Coelho, cuja vitória foi expressiva, superior a todas as expectativas, teve pouco mais que isso – os votos de mais de 60% do "povo laranja". Logo após o escrutínio, não começou bem. Nem na imagem, nem no conteúdo.

Na imagem, apareceu-nos um "candidato" a Primeiro-Ministro (segundo o Expresso até vai formar um Governo sombra) que entrou frouxo, a fazer a declaração de vitória aos repelões, ladeado militantemente pelos seus leais companheiros Marco António e Luís Montenegro - serão Ministros do novo Governo sombra?

No conteúdo, que mais importa, deu mostras de insegurança na questão do Grupo Parlamentar, revelou fragilidades na obsessão com a unidade interna, falou demasiado para o interior da estrutura, fez um acto de contrição escusado à líder cessante, meteu a viola do confronto com o actual Governo no saco, não disse uma linha sobre o eixo fundamental com que orientará a sua liderança, e não apresentou uma ideia que fosse, capaz de mobilizar os portugueses sobre um único ponto.

Dizer que conta com todos, que é preciso unir, que vai convidar Aguiar Branco e Paulo Rangel para os órgãos e resumir, sentenciando, em conclusão, que "o PSD não é um saco de gatos", é discurso de agrupamento de escuteiros. Não é discurso de um líder que, depois de 2 anos na estrada, aqui chegado vencedor, já tinha obrigação de conseguir mostrar estar minimamente vocacionado para governar Portugal.

Pedro Passos Coelho, não há dúvida, é talentoso politicamente e sabe muito da vida partidária do PSD. Mas a política, ao nível do Estado, e o papel de Portugal, no contexto internacional, são dimensões que lhe escapam, flagrantemente. Ou aprende depressa, enquanto a graça lhe durar, ou vai ver que o Estado não é o PSD e que Portugal é bem maior que qualquer organização de direito privado.

PS: Paulo Rangel padeceria do mal ao contrário - o que lhe abundaria em "sentido de Estado" faltar-lhe-ia em instinto político.