terça-feira, 2 de março de 2010

Decrete-se este exemplo ao País inteiro

Diz o i online, que reproduz notícia da Lusa:

(…) O Instituto de Emprego da Madeira vai disponibilizar aos serviços públicos, às autarquias das zonas afetadas e às instituições sociais e comunitárias envolvidas no apoio às populações atingidas a colocação de desempregados através do Programa Operacional de Trabalhadores Subsidiados, ao qual é dada toda a prioridade (…) O governo regional refere que "este programa não tem custos para as instituições", já que "os desempregados continuarão a receber a respetiva prestação social, acrescida de um subsídio complementar equivalente a 25 por cento da remuneração mínima, do subsídio de transporte, do subsídio de alimentação e de um seguro de acidentes pessoais.

Já todos vimos as impressionantes imagens da calamidade natural que se abateu sobre a Madeira. Temos podido observar agora o imenso trabalho em curso para remoção dos efeitos do desastre, sendo de realçar que, passados 8 dias, a Cidade do Funchal está praticamente limpa, em vias de recuperar o asseio que a distingue da grande maioria das cidades portuguesas.

O teor da notícia avançada pela Lusa deveria servir de exemplo a todo o País, Açores incluídos. A decisão, perfeitamente extensível às mais diversas áreas, (um jardim é apenas uma imagem), é das tais que não requer nem debates, nem estudos, nem pareceres ou consultoras. O diagnóstico está feito e a receita é só uma; fazer mais e melhor com os recursos disponíveis. Ou, afinal, Portugal não está num estado calamitoso? Será preciso decretá-lo? Decrete-se!

PS: Há muito que defendemos o enorme significado político que seria o "Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social" passar a denominar-se "Ministério do Trabalho e do Voluntariado". Mas no meio da crise que o País atravessa isso passa a aspecto de somenos. Outras Legislaturas virão.