sábado, 20 de fevereiro de 2010

Na contra-interrogativa

Impasse visível. Àqueles que gritam que o Primeiro-Ministro tem de dar explicações, apressando-se a adiantar, “mas eleições, não!”, e àqueles que vão mais longe, afirmando que o PM “está tão ferido que já não tem quaisquer condições para governar”, pergunta-se:

Explicações a quem? E se as explicações não fossem consideradas convincentes? Alguém acredita que quem reclama essas explicações, caso viessem ser dadas, iria dar-se por esclarecido?
Não satisfeitos, com ou sem explicações, como é que continuam a sustentar que não se deve precipitar Portugal em eleições?
Que fique claro. A Oposição é a principal responsável pelo impasse, para mais quando o PS não tem maioria no Parlamento. No lugar de Sócrates, disponibilizava-me (mas era já!) para dar explicações a todas as questões que os senhores deputados entendessem pertinentes…

Manuela Ferreira Leite. Anda mais “solta”, com o fim do seu “consulado” à vista. Foi capaz de chamar mentiroso a Sócrates, na entrevista a Judite Sousa. A mesma Senhora também foi capaz de tecer os mais rasgados elogios a Vítor Constâncio. Pelos vistos, no entender de Ferreira Leite, Constâncio há-de ser um paladino da verdade. Banco de Portugal. Pois…

Fernando Nobre. Aí está. O tom é PRD. A marca é Soares. A pele é de bom samaritano. Parece que já fez cerca de 250 acções humanitárias na vida. E daí? Conhecemos muitos portugueses que só num ano fazem 365… depois, há o chavão da ética na política. Que tal se começássemos pelo financiamento do Candidato da Cidadania?...

Procurador-Geral. Não tem de prestar explicações a ninguém? Ou é caso idêntico ao do PM? Não convence ninguém mas é melhor deixá-lo lá estar. Será isso?...

Jornal Sol. Importam-se de divulgar a lista com o nome dos accionistas? Podia ser nas páginas interiores, sem “chamada” nem destaque…

Quadratura do Círculo. Não haverá maneira de sugerir que se acabe com o programa de Carlos Magno? É que não há pachorra! Que ninguém diga que era uma atentado ao Estado de Direito Democrático. Antes pelo contrário, a SIC prestava um bom serviço ao País.

PSD. Alguém acredita que depois de eleito o novo Presidente do PSD, seja ele Aguiar-Branco, Passos Coelho ou Paulo Rangel, vamos ver sair daí um candidato a Primeiro-Ministro, capaz de conquistar a confiança dos portugueses, assumir o cargo, e fazer o que deve ser feito?