sábado, 13 de fevereiro de 2010

Os inadiáveis com a porta aberta

A proposta de Alberto João Jardim, para que o Congresso do PSD fosse realizado à porta fechada, não só era defensável como imbuída dos motivos mais genuínos.

Para AJJ - e todos aqueles que reclamaram um Conclave antes da eleição do líder - vedar a Reunião Magna à comunicação social seria a sequência mais lógica, para quem quer, de facto, em circunstâncias muito excepcionais, escalpelizar os males de que o Partido padece, sem quaisquer reservas, apresentando, de igual modo, inadiáveis condições para a viabilidade do "projecto", isto, talvez na hora mais dramática e decisiva em 35 anos de história.

No fundo, a ideia é repescada das famílias desavindas e em risco de cisão, que precisam de reunir o “Conselho” na maior das reservas, com os membros à vontade para dizer o que entendem.
Feitos os acertos, a família pode, então, sair para a rua, sem ver a honra irremediavelmente tisnada, ciente de antemão com quem pode contar e em que termos.

Ora, por que é que a proposta de AJJ não passou?

Em primeiro lugar, porque as estruturas dirigentes não acham importante discutir a essência do Partido, tanto que foram contra a realização de um Congresso pré-eleitoral.

Segundo, porque, não obstante, os candidatos e as suas claques precisam que o foguetório sirva de pull position, para cativar, não só os militantes, mas a própria comunicação social, decisivos que são os rankings feitos por comentadores, analistas e politólogos de serviço.

Em terceiro lugar, porque seria praticamente impossível que o Conclave decorresse em circuito fechado, pois seria rapidamente montada a maior operação “escutas em directo”, a que Portugal alguma vez assistiu.

Por último - e esta encerra as três anteriores - porque ao “aparelho”, ou não convém responder à pergunta "Para que serve o PSD?" ou, mais grave, essa pergunta é tida por completamente descabida.

A decisão de realizar o Congresso à porta aberta vem oferecer aos "inadiáveis", portanto, um III acto - em directo, ao vivo e a cores - exactamente aqueles que melhor se dão com os holofotes... 

Resta saber se darão resposta definitiva à pergunta fatal.