quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Bispo

Sobre o respeitável Mário David, cuja influência discreta é mais comprida que os labirintos de Babel, isto:

Diga-se o que se disser, não há volta a dar àquilo que parece. Mário David tem uma linha directa para o Presidente da Comissão Europeia. O facto de ter sido agora anunciado Director de Campanha de um candidato a líder de um partido em Portugal, só vem confirmar aquilo que estava na cara.

A candidatura nasceu em Bruxelas e o mentor quer comandá-la à distância. Levou um bilhete de regresso em aberto. Como no xadrez, os calculistas previnem-se. Daqui às presidenciais é uma eternidade. Muito pode acontecer. E daí em diante, então, é que não restam dúvidas.

Há um espaço político em Portugal que está refém do Presidente da República. O mesmo Cavaco Silva que em 1995, no Coliseu, preferia um de três. Ao Coliseu 2010 também vão três contendores... e um “sequestrador”. Emigrante de sucesso lá fora, outrora afilhado, agora padrinho… para o lugar do “avô”.

Mário David, O Diplomata, ajudou a levá-lo ao terminal de partidas. Desta vez, põe a escada de desembarque. Enquanto uns disputam a «paróquia», Durão Barroso acautela a «diocese».